Enquanto isso, na Alemanha: janelas de trens que transmitem propagandas direto para sua cabeça

Que comecem as conspirações!

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 5 dias

Imagina que agradável estar cansado em uma longa viagem de trem, encostar a cabeça na janela e ter sua cabeça invadida pelo áudio de propagandas? Na Alemanha, uma agência de publicidade e uma empresa de TV a cabo tiveram essa ideia e conseguiram um Leão em Cannes na categoria Inovação.

O projeto se chama Talking Window e utiliza a tecnologia de condução óssea para transmitir as mensagens. Ela usa os ossos do crânio para conduzir as ondas sonoras até os tímpanos e é muito utilizada em aparelhos para deficientes auditivos. Também foi adotada no Google Glass e em vários equipamentos bem específicos, como fones de ouvido para mergulhadores.

No conceito da BBDO em parceria com a Sky, um pequeno transmissor fica grudado na janela do trem e produz a vibração, que é imperceptível a não ser que haja contato. Ele é feito quando o passageiro encostar a cabeça no vidro – algo que, convenhamos,  todo mundo faz em algum momento na viagem – , e aí começa a ouvir a propaganda.

O vídeo abaixo mostra como é o conceito:

A ideia é criar novos espaços para anúncios e isso pode ser muito bom, já que cria novos espaços também para outros tipos de conteúdo em áudio. Imagine, por exemplo, ouvir um audiobook ou um CD dessa forma.

Claro, há as limitações, como o desconforto de ter que ficar o tempo todo com a cabeça grudada no vidro e a chatice de querer descansar e ouvir vozes dentro da sua própria cabeça (odeio quando isso acontece). Mas, se a ideia for refinada, com a inclusão de outras opções de áudio e a possibilidade de desativar a vibração, parece promissor.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados