A câmera do Lumia 1020 vai fazer todo mundo mudar para Windows Phone, segundo o diretor de marketing da Nokia

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 1 semana

Direto de Nova York, EUA – Quão importante para você é a câmera do celular? A Nokia não brinca quando o assunto é esse. A fabricante é conhecida por fazer smartphones que capturam imagens excelentes e o Lumia 1020, anunciado ontem, é o modelo mais atual e que conta com as melhores lentes e a melhor tecnologia atualmente para fotografar com o celular.

image

Como foi a impressão no evento do lançamento, a Nokia está apostando muitas de suas fichas no aparelho. Tanto que, segundo Matt Rothschild, diretor de marketing da empresa, ele vai marcar a mudança de sistema operacional para muita gente: “eu tiro uma foto com o 1020 e lhes mostro, para que comparem com as dos seus smartphones. Quando você vê a qualidade e detalhamento da imagem, fica fácil”.

Além da imagem, ele também comenta a facilidade de seu uso, tanto para pessoas experientes com fotografia como para amadores. O primeiro grupo consegue reconhecer e operar facilmente os ajustes; o segundo, explora e vê as mudanças em tempo real na tela, o que permite que aprenda a fotografar com o 1020.

A intenção é, logicamente, fazer com que a câmera seja um dos critérios pensados na hora de comprar um novo smartphone, fazer com que a capacidade do aparelho em fazer fotos da família seja o início da conversa entre o vendedor e o cliente e depois passe para os outros aspectos. Como Rothschild afirmou, “a melhor câmera é a que está no seu bolso, não na sua casa”.

No caso do Lumia 1020 as especificações, pelo menos na leitura, não impressionam muito. Em um mundo em que há ofertas de processador quad-core, por exemplo, colocar um de dois núcleos como topo de linha parece meio incoerente. Mas, como o Windows Phone é mais otimizado que o Android, não é necessário todo esse poder de fogo; ele roda muito bem e de forma extremamente fluida com hardware menos potente.

Perguntado de que outras formas o 1020 poderia seduzir os novos usuários além da câmera, ele citou suas funcionalidades, como a experiência completa do Office, ótimos aplicativos da loja do Windows Phone e alguns serviços como os padrões de mapas e música. Rothschild garante que o Lumia 1020 é um dos melhores smartphones do mercado atualmente e, sem dúvida, o que tem a melhor câmera.

Já que falamos de aplicativos e o 1020 é praticamente uma câmera de altíssima definição que também acessa a web, perguntei sobre serviços como o Instagram e ele falou que o Oggl foi otimizado para o Lumia 1020: agora ele dá suporte às novas imagens. O Vine também deve chegar em breve ao Windows Phone e fazer bom uso da câmera.

Com uma câmera tão completa, é difícil tentar dar um palpite de quais serão as melhorias no futuro. Rothschild também não sabe dizer – afinal, no momento estão focados no lançamento do 1020. Mas ele acredita que as próximas inovações nesse sentido não serão feitas pelas mãos de funcionários da Nokia: “o que quero ver a seguir é o que virá dos desenvolvedores de apps para criar coisas nas quais não pensamos”. O kit já está disponível para quem quiser criar em cima da câmera.

O Lumia 1020 será lançado no dia 26 nos Estados Unidos e deve chegar ao Brasil no quarto trimestre.

Ouça o TB Cast sobre Lumia 1020

A editora viajou a convite da Nokia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados