Este é o Utilite, um miniPC Ubuntu com preço inicial de 99 dólares
Atualmente, a gente logo pensa em smartphones e tablets quando o assunto é ARM, mas há uma variedade cada vez maior de outros dispositivos portáteis baseados nesta arquitetura. O mais recente deles é o Utilite, uma espécie de “miniPC” com preço inicial de 99 dólares anunciado hoje.
O equipamento faz jus à classificação de portátil – tem corpo de 135 mm × 100 mm × 21 mm – e o seu desenho certamente orienta o olhar mais despercebido a tê-lo como um roteador Wi-Fi em um primeiro momento. Mas dentro se esconde uma configuração bastante interessante para um computador deste porte.
O Utilite pode ser equipado com um processador Freescale i.MX6 Cortex-A9 de um, dois ou quatro núcleos com clock de até 1,2 GHz. A parte gráfica atende às necessidades atuais, podendo trabalhar com imagens de alta definição e sendo plenamente compatível com padrões como OpenCL, OpenVG e H.264, por exemplo. As suas demais configurações incluem:
- 4 GB de memória DDR3;
- SSD de até 512 GB;
- Leitor de cartões microSD (de até 128 GB);
- Bluetooth 3.0;
- Wi-Fi 802.11b/g/n;
- Quatro portas USB 2.0;
- Uma porta microUSB;
- Duas portas Gigabit Ethernet;
- Conectores HDMI e DVI-D;
- Conectores de áudio.
Dá para utilizar o Utilite como uma central de mídia (apesar da ausência de leitor de DVD ou Blu-ray) ou efetivamente como um PC para tarefas básicas, uma vez que o sistema operacional do portátil é a versão para desktops do Ubuntu. Para quem preferir, também é possível usá-lo com Android.
Na verdade, dá para encontrar tanta utilidade em um dispositivo como este que a procura por mais informações fez com que o site oficial do Utilite passasse boa parte do tempo fora do ar nesta segunda-feira. Mas não é necessário pressa: de acordo com a CompuLab, empresa responsável pelo projeto, a comercialização do dispositivo só começará no próximo mês.
Com informações: Engadget.
Atualizado às 17h39.