Arquivo Jogos

Xbox One vai permitir que jogos indies sejam publicados por seus criadores

Giovana Penatti
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Mais um pedaço da imensa colcha de retalhos que estão virando os detalhes sobre o Xbox One com as alterações feitas antes de seu lançamento. A Microsoft decidiu voltar atrás em outra característica do console: a dificuldade de publicação de jogos indie será removida. Ou pelo menos atenuada.

Pouco havia sido dito sobre a política para games indies na LIVE. Mas não seria surpresa se repetisse a do Xbox 360: é necessário que os desenvolvedores indies façam parcerias com grandes publishers para conseguir publicar seus jogos. O que, claro, é a maior burocracia e dificulta muito a chegada dos indies ao console.

Ironicamente, Fez, um dos jogos mais comentados do ano passado exclusivo para Xbox 360 (agora, também está no Steam), é indie. Ou seja, existe a demanda, mas a Microsoft aparentemente nunca deu muito valor.

Fez: mistura indie de puzzle e plataforma que surgiu no Xbox 360

Fez: mistura indie de puzzle e plataforma que surgiu no Xbox 360

Eis que hoje, no blog de Larry Hyrb (o Major Nelson, diretor de programação da LIVE), surge a notícia de que os devs poderão, sim, publicar seus próprios jogos na LIVE para o Xbox One. A notícia veio do VP do Xbox, Marc Whitten:

Nossa visão é de que toda pessoa pode ser uma criadora. De que todo Xbox One pode ser usado para desenvolvimento. De que todo jogo e experiência pode aproveitar todos os recursos do Xbox One e da Xbox Live. Isso significa que é possível publicar seu próprio jogo. Isso significa Kinect, nuvem, achievements. Isso significa grandes descobertas na Xbox LIVE. Teremos mais detalhes do programa e seu calendário na Gamescon em agosto.

Parece que a visão da Microsoft mudou bastante nos últimos tempos, não?

O GameInformer vai mais fundo, afirmando que os devs poderão escolher suas datas de lançamento e preços, mantendo controle de suas estratégias de marketing, e deverá demorar até 14 dias para a empresa aprovar jogos. Em vez de ficar de olho nos códigos, vai se ater ao cumprimento dos termos de serviço e a bugs sérios.

E, pela declaração de Whitten, outras novidades serão anunciadas na GamesCon, que começa no dia 21 do mês que vem.

Ah, sem querer criar polêmica, mas já polemizando: adivinha qual console de outra empresa que também será lançado no fim do ano sempre esteve aberto aos games indies, inclusive com vários títulos apresentados na conferência da E3? Exatamente.

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque