A tecnologia Gorilla Glass se tornou a arma preferida dos fabricantes no combate à natureza suicida dos nossos smartphones. E o legal é que, a partir de agora, estas telas altamente resistentes poderão estar presentes também em nossos próximos notebooks: é que a Corning anunciou hoje uma versão da tecnologia específica para laptops.

De nome Gorilla Glass NBT, a novidade tem como alvo notebooks com telas sensíveis ao toque, uma vez que estas são mais suscetíveis a arranhões. Tecnicamente falando, a novidade não difere muito do Gorilla Glass 3, versão cerca de 40% mais resistente em comparação à geração anterior e que atualmente pode ser encontrada no Samsung Galaxy S4, por exemplo.

Em termos práticos, a Corning afirma que o Gorilla Glass NBT oferece resistência contra riscos e danos causados por quedas de oito a dez vezes superior aos padrões de tela para laptops disponíveis no mercado, sem prejudicar a visibilidade do dispositivo, como não poderia deixar de ser.

Gorilla Glas NBT: agora nem o seu gato é uma ameaça para o seu note
Gorilla Glas NBT: agora nem o seu gato é uma ameaça para o seu note

É claro que uma tecnologia como esta é bem-vinda, o porém gira em torno do custo. Laptops com tela sensível ao toque não estão vendendo tanto quanto o esperado por conta de seu preço elevado (também culpam o Windows 8, mas esta é outra história) e, neste ponto, é natural presumir que o Gorilla Glass NBT só irá piorar as coisas.

Mas a Corning garante que não. Segundo a empresa, a tecnologia deverá representar entre 1 e 2% do valor total de venda do laptop, embora a empresa não tenha revelado nenhuma tabela de preços ou algo assim (não é de estranhar, tudo depende de negociações com cada fabricante).

Os primeiros laptops equipados com a nova tela deverão ser lançados no último trimestre de 2013, de acordo com a Corning, começando com portáteis da Dell. Mas, apesar de o Gorilla Glass NBT estar sendo anunciado somente agora, o uso de tecnologias da Corning em laptops não é novidade. A própria Dell já permitia equipar o ultrabook XPS 13 com uma versão do Gorilla Glass, o mesmo valendo para o Asus Zenbook Infinity e o Acer Aspire S7, por exemplo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados