A Microsoft ouviu os feedbacks e trouxe de volta o botão Iniciar no Windows 8.1, para que os novos usuários não estranhem a nova interface. Mas parece que a Lenovo não quer esperar o lançamento do novo Windows e não achou suficiente a modificação da Microsoft: nos seus próximos computadores com Windows 8, a fabricante chinesa vai colocar não apenas o botão Iniciar, mas também o menu.

A Bloomberg revela que a Lenovo fechou uma parceria com a SweetLabs, empresa que desenvolve o Pokki. Nós já falamos dele aqui: ele é gratuito e funciona como o velho menu Iniciar, exibindo uma lista de todos os programas instalados na máquina, funções do Painel de Controle e um botão Desligar de fácil acesso. O Pokki também possui uma pequena loja de aplicativos feitos em HTML5.

pokki

Pessoalmente, após mais de um ano usando o Windows 8, não sinto falta alguma do menu Iniciar, mas é claro que há demanda: a SweetLabs diz que mais de 3 milhões de pessoas já baixaram o Pokki, e que ele é aberto em média dez vezes ao dia. E também não podemos esquecer que há vários outros softwares com a mesma função, como o Start8 e o Classic Shell, que aumentam o número de usuários insatisfeitos com a nova tela inicial.

A Lenovo vai deixar o Pokki pré-instalado em alguns computadores com Windows 8 já nas próximas semanas, começando pelos países de língua inglesa. “Eventualmente”, o Pokki chegará de fábrica em todos os locais onde a Lenovo vende PCs.

Vale lembrar que a Lenovo não é a primeira fabricante de PCs a trazer o menu Iniciar de volta ao Windows 8: há quase um ano, alguns computadores all-in-one da Samsung começaram a vir com um widget que simulava o menu Iniciar. Além disso, a SweetLabs afirma estar conversando com outros OEMs para levar o Pokki para mais usuários.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados