Enquanto a categoria de híbridos entre tablet e smartphone com certeza não vai sumir tão cedo, a gente vira e mexe cai na discussão se a palavra “phablet” é só um neologismo temporário que será em breve substituído por algo mais bonito. Para o Dicionário Oxford, no entanto, não há dúvidas: a palavra é legítima. E, agora, faz parte de seus termos.

Na atualização, foram incluídos 41 novos termos que, segundo a postagem que anuncia a novidade, “foram absorvidas pela cultura popular”. Então, nada mais justo do que fazerem parte do banco de palavras do dicionário mais conceituado da língua inglesa e um dos mais famosos do mundo (se não for o mais famoso).

fig. 1: o Asus Fonepad é um exemplo de phablet
fig. 1: o Asus Fonepad é um exemplo de phablet

Além de “phablet”, “bitcoin”, “BYOD”, “digital detox”, “srsly” e “selfie” foram algumas das palavras adicionadas. Elas são bem mais comuns no inglês, mas não soam tão estranhas para nós, também. Em todo caso, como foi observado pelo CNET, eu também nunca ouvi alguém dizer “phablet”, a não ser tirando um sarro do termo.

Não é tão surpreendente que o Dicionário Oxford aceite termos tão novos. Apesar de mega tradicional, ele é bem moderninho e sempre adiciona verbetes da internet e da tecnologia; “lolz”, “inbox”, “tweet” e “unfriend” são só alguns dos termos que têm seus significados lá.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados