Arquivo Gadgets

Financie isso: iSketchnote, que digitaliza seus rabiscos simultaneamente no iPad

Giovana Penatti
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

980160_475028335910779_1624754151_o

Como jornalista, não é raro que eu precise anotar informações de coletivas de imprensa em páginas aleatórias de um bloquinho e demore um tempão para encontrá-las depois. Isso quando ele não vai aberto para a bolsa e as folhas se desprendem. Admito que a culpa é minha; se eu fosse mais organizada, nada disso ocorreria. Ou se eu tivesse um iSketchnote.

Ele é um sensor que, basicamente, entende os rabiscos que você fizer na superfície e, ao mesmo tempo em que escreve ou desenha, os digitaliza na tela do iPad (e, futuramente, do Windows e do Mac).

Para isso, o iSketchnote não precisa de nenhum papel ou superfície especiais. Qualquer um no qual você queira deixar seus pensamentos será reconhecido por ele. A caneta é específica para ser utilizada nele, mas não tem nenhum componente eletrônico; se trata de uma caneta normal com uns ímãs que permitem o reconhecimento pelos sensores.

isketchnote

Além disso, ele reconhece as cores diferentes das canetas, sem que o usuário precise configurar nada ou escolher uma cor diferente no app. Mas dá para fazer isso, caso a cor com a qual você queira ver seu trabalho digitalizado não exista “fisicamente”.

O sensor utiliza uma tecnologia que foi batizada de ISKN. Ele conta com bateria que aguenta até 15 horas de uso e demora 3 horas para carregar, Bluetooth 4.0, microUSB e 4 GB de armazenamento interno para quando for usado sem o iPad – a placa consegue gravar os dados de cerca de 100 páginas e, assim que a conexão com o tablet for feita, transfere todas.

A equipe que criou o iSketchnote vai integrá-lo a uma capa de iPad, que pode ser usada aberta, com o sensor ao lado do iPad em uma mesa, ou dobrada, como se fosse um caderno de anotações mesmo. Contribuindo com 149 dólares, você já garante que, assim que o iSketchnote for produzido, um deles será entregue na sua casa.

A título de curiosidade: em um dia, o projeto já arrecadou mais que o dobro do objetivo inicial. Então, pode esperar algumas melhorias nas próximas semanas.

Por que é legal? Porque ajuda a organizar a vida.

Por que é inovador? Porque há meios de escrever e rabiscar direto no iPad, mas nenhum deles é tão confortável quanto diretamente em papel.

Por que é vanguarda? Porque o iPad não é o único tablet do mundo e não seria nenhuma surpresa se, em breve, houver similares (ou até mesmo versões do iSketchnote) para outros aparelhos e, quem sabe, até smartphones.

Vale o investimento? Considerando que uma capinha de iPad com teclado na Apple Store não sai por menos de 99 dólares, 149 dólares pelo iSkecthnote é um preço bem condizente. Mas, se você quer ajudar a financiar a ideia gastando menos, também é possível.

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque