Mergulhe com leões marinhos nas Ilhas Galápagos no Google Street View

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 4 dias

O nome do serviço é Street View, mas a ausência de ruas não faz com que seja impossível para o Google audaciosamente ir aonde nenhum serviço de mapeamento foi. Prova disso é que ele já foi ao Monte Everest, ao Pólo Sul e até a alguns zoológicos pelo mundo afora. A última empreitada do Street View é nas Ilhas Galápagos, com destaque para o passeio debaixo d’água.

Possuidor de uma beleza natural incrível, o arquipélago é conhecido especialmente por sua grande biodiversidade. Por isso mesmo, foi de extrema importância para Charles Darwin no desenvolvimento da teoria de seleção natural das espécies.

As imagens foram feitas durante dez dias, no mês de maio deste ano, tanto a pé, com aquelas mochilas cheias de câmeras do Google usadas para fotografar lugares onde carros não alcançam, quanto no mar, por mergulhadores.

O vídeo abaixo mostra os bastidores e a importância do trabalho para atrair atenção e educar sobre a preservação de um ecossistema tão equilibrado e único. O mapeamento é fruto de uma parceria do Google com a Fundação Charles Darwin e o Parque Nacional de Galápagos.

Aviso: são sete minutos de paisagens belíssimas.

A parceria também rendeu uma ferramenta bem legal chamada Darwin For a Day, que permite que qualquer um explore – via Street View, claro – as Ilhas Galápagos e, ao encontrar uma planta ou animal diferente, coloque uma tag nele. Assim, forma-se um banco de informações colaborativo, que é enviado à Fundação Charles Darwin e ao iNaturalist, site que tem praticamente a mesma proposta do Darwin For a Day.

Como eu sei que você ficou curioso mesmo é para saber como seria nadar entre leões marinhos num mar ofensivamente azul e limpo, divirta-se:

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados