Nokia teria testado Android em aparelhos Lumia antes de sua compra pela Microsoft

Emerson Alecrim
Por

A compra da divisão de dispositivos e serviços da Nokia pela Microsoft pode ter colocado fim a um dos seus projetos mais secretos: de acordo com o NYTimes.com, a companhia finlandesa vinha testando nos últimos meses a plataforma Android em aparelhos da linha Lumia.

O jornal não menciona nomes, mas afirma ter consultado pessoas ligadas a empresas bastante familiarizadas com os testes. Estas mesmas fontes teriam dito que a equipe responsável não teve grandes dificuldades para fazer o Android rodar nos smartphones, o que não é de causar estranheza, uma vez que o hardware dos dispositivos Lumia não difere muito dos aparelhos que executam o sistema operacional do Google.

Lumia + Android - Será, cara?

Lumia + Android – Será, cara?

Apesar de se tratar de um projeto altamente secreto, executivos da Microsoft teriam descoberto bem antes da aquisição que havia uma equipe da Nokia fazendo estes testes. Evitar que a ideia fosse levada adiante, mesmo com esta situação aparentando ser apenas um “plano B”, pode inclusive ter sido um dos fatores que contribuíram para a decisão de compra da Nokia, já que a empresa é responsável por mais de 80% dos dispositivos que utilizam o sistema operacional da Microsoft atualmente.

Mas se realmente a Nokia estivesse disposta a lançar um smartphone Android, isso não aconteceria tão cedo: no acordo feito com a Microsoft, a companhia se comprometeu a se dedicar exclusivamente ao Windows Phone até o final de 2014, com exceção para os aparelhos de baixo custo.

Infelizmente, não há qualquer imagem “vazada” destes supostos protótipos e tanto a Nokia quanto a Microsoft se negaram a comentar o assunto.

Relacionados

Relacionados