Ballmer chama o Google de “monopólio” e afirma que Microsoft é a única tentando competir com ele

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 4 dias

O presidente global da Microsoft afirmou durante um encontro com analistas nesta quinta-feira (19) que o Google é um “monopólio”. Sim, com todas essas letras, Steve Ballmer disse que a conduta do maior buscador do mundo merece ser discutida pelos órgãos reguladores e com as autoridades que incentivam a competição no mercado.

“Nós somos os únicos caras do mundo tentando” combater o Google, ele disse depois quando perguntado sobre o campo das pesquisas na internet. Quem acompanha tecnologia pode se surpreender… Sério mesmo que o presidente daquela que já foi a toda poderosa do mundo da tecnologia está se lamentando das dificuldades em inovar e manter-se competitivo?

Então fica assim: a gente se encontra em outra ocasião (foto: divulgação / Microsoft)

Mas Ballmer, que deve se aposentar em breve, tem um ponto. Claro que ele advoga em favor próprio, porém isso não faz dele um lunático. O Google é investigado nos Estados Unidos justamente pelas práticas comerciais. A câmara de comércio de lá acompanha de perto os lançamentos do buscador. O equivalente ao Cade brasileiro já convocou inúmeros executivos para prestar esclarecimentos – e daí por diante.

Na Europa também: a Microsoft, a Nokia (cuja divisão de celulares foi adquirida pela MS) e outros fabricantes foram à Justiça contra o Google alegando que o campo das pesquisas não é justo.

Ballmer não se furtou de falar do recente caso do aplicativo de YouTube feito por empregados da Microsoft para colocar na lojinha do Windows Phone. “Eu acredito que eles carecem de pressão das autoridades”, segundo o presidente. Ballmer acrescentou que o Google também vive sem a pressão do mercado. Como você bem sabe, o Google pediu para tirarem do ar. Ele quer que o software seja baseado em HTML5, ainda que os apps oficiais não sejam com essa tecnologia. Por sua vez, a Microsoft diz que é impossível realizar tal feito.

Embora estivesse em um encontro com analistas, o tipo de gente que entende – ou deveria entender – o mercado, o sucessor de Bill Gates como CEO disse que é complicado competir quando as empresas “tem algoritmos da mesma qualidade”, mas o Google consegue uma escala muito maior, o que leva a ganharem mais dinheiro, o que por consequência permite à turma de Mountain View pagar pela distribuição em gadgets da Samsung ou da Apple.

Previsão do tempo no Bing
Previsão do tempo no Bing

Nesta semana o Bing apresentou novidades bastante interessantes, inclusive uma nova marca. Estão indo para cima do Google. Eu confesso que não sei o que acontece, mas parece que as pessoas simplesmente não querem dar uma nova chance à Microsoft. Enquanto isso, o Google abocanha 67% das pesquisas nos Estados Unidos. Dá pra chamar isso de monopólio?

Vale lembrar que a dança das cadeiras no mundo da tecnologia foi assunto do TB Cast. Dê play abaixo para escutar:

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados