Arquivo Celular

Ubuntu para smartphones será lançado no dia 17 de outubro

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Lembra do Ubuntu Edge, aquele smartphone da Canonical com hardware poderoso que rodaria Ubuntu? Apesar de ter batido recordes de arrecadação, ele não atingiu a audaciosa meta de US$ 32 milhões e não deverá sair do papel tão cedo. Mas o sistema operacional não morreu: o Ubuntu Touch ainda está sendo desenvolvido e você poderá instalá-lo no seu smartphone a partir de 17 de outubro.

Nicholas Skaggs, funcionário da Canonical, conta em seu blog que o Ubuntu Touch será lançado no mesmo dia do Ubuntu 13.10 Saucy Salamander, 17 de outubro. Ele diz que a equipe do Ubuntu está comprometida em liberar uma imagem do Ubuntu Touch para dispositivos suportados e convida os mais aventureiros para que ajudem a testar o sistema em seus aparelhos.

As imagens do Ubuntu Touch poderão ser instaladas no Galaxy Nexus, Nexus 4, Nexus 7 e Nexus 10. Versões para desenvolvedores já estão disponíveis para download nesta página, que também contém as instruções de instalação para usuários do Ubuntu. Como o Ubuntu tem código aberto, a comunidade portou o sistema para outros dispositivos, como alguns smartphones da Samsung, Sony e HTC.

Os primeiros smartphones com o Ubuntu Touch de fábrica devem ser lançados somente no primeiro trimestre de 2014. A interface é baseada em gestos e foi adaptada para funcionar melhor com telas sensíveis ao toque. Neste artigo, nós explicamos por que você deve prestar atenção na plataforma móvel na Canonical. Durante a CES 2013, em Las Vegas, tivemos a oportunidade de conhecer o Ubuntu Touch de perto.

Com informações: PCWorld.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Relacionados

Em destaque