A TIM como você conhece corre risco de acabar

Grupo Telefónica fecha acordo para aumentar participação na Telecom Italia

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 33 mins

Questões financeiras fizeram com que o conglomerado Telecom Italia iniciasse as negociações com possíveis investidores para capitalizar o próprio grupo na Itália. Ao que tudo indica, os negócios firmados até agora poderão modificar a forma de existência da TIM Brasil, vista por alguns analistas como a joia da coroa do grupo de telecomunicações italiano. De acordo com o jornal Valor Econômico nesta manhã, os espanhóis da Telefónica futuramente serão os responsáveis por gerir a operadora brasileira.

Se você quiser pular os detalhes técnicos do negócio, vá diretamente para o entretítulo “Muito confuso. Explica?”

A Telefónica – repare que eu não coloco acento circunflexo porque estou falando do comando global do grupo na Espanha; não da subsidiária brasileira – vai aumentar a participação até assumir o controle do veículo de investimentos Telco, um dos acionistas da Telecom Italia. Em seguida, o combinado é que os demais sócios na Telco gradualmente reduzam suas fatias, para que a Telefónica ganhe mais importância dentro do grupo.

Inicialmente, os espanhóis pagarão 324 milhões de euros para aumentar a participação que possuem na Telco. Na segunda fase de transação, eles vão investir mais 117 milhões de euros para alcançar 70% de controle do veículo de investimentos.

No total, a Telefónica movimentará o equivalente a R$ 1,3 bilhão.

E por que os italianos estão dispostos a abrir mão da Telecom Italia? Para capitalizar a empresa e diminuir a dívida estimada em US$ 38 bilhões.

blue-man-group

Muito confuso. Explica?

Entrar em detalhes financeiros só interessa a quem efetivamente opera no mercado de ações. Para simplificar, vamos lá: a Telco é detentora de 22,4% da Telecom Italia, sendo, portanto, o acionista majoritário e controlador da empresa. Quando a Telefónica decide aumentar a participação dela na Telco para até 70%, na verdade ela está pavimentando o caminho para mais tarde assumir o controle da própria Telecom Italia.

Com mais dinheiro em jogo, os espanhóis poderão nomear diretores e ampliar o número de votos no conselho de administração. Eles precisam disso tudo para dirigir a empresa. A Telefónica acaba se tornando um colosso global ainda maior no mercado de telecomunicações e de quebra começa a atuar em um país europeu onde atualmente não está presente.

Trata-se da velha tática de gastar dinheiro agora para ficar maior e mais poderoso futuramente, com o objetivo de aumentar o número de clientes, de receita e o poder de barganha perante os fornecedores. Eles também poderiam tentar crescer organicamente depois de iniciar uma tímida operação na Itália, mas o mercado de telecomunicações está bastante estabilizado para que um novo jogador entre dessa forma e se dê bem – ao menos na Europa.

Como fica no Brasil?

A TIM é vista atualmente como a principal operação da Telecom Italia no mundo. O problema é que uma transação unificando a Vivo e a TIM dificilmente seria aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade, o órgão que regula a competição no mercado) sem restrições ou imposições. Afinal, estamos falando da número um e da número dois em um mercado com quatro grandes jogadores.

O grupo Telefónica até poderia manter a operação aqui funcionando à parte, mas eu vejo essa opção como improvável.

Outra alternativa seria vender a operação da TIM para um terceiro interessado. Dessa forma, a Telefónica continua controlando um importante grupo de telecomunicações fora da Espanha, mas não fica com a dor de cabeça de se resolver com o governo brasileiro.

Reza a lenda que a americana AT&T tem vontade de desembarcar no Brasil para concorrer com a tacanha iniciativa privada nacional. Seria este o momento propício para chegar ao país? Não sabemos. Outra candidata a adquirir a operadora, segundo comenta-se no mercado, é a inglesa Vodafone (concorrente da Telefónica no lado de lá do Atlântico).

É esperado que qualquer modificação na organização da TIM no Brasil ocorra a partir do ano que vem. Por enquanto, trata-se de uma movimentação puramente de negócios.

Entramos em contato com o escritório da Vivo para perguntar sobre o negócio, mas  a empresa não respondeu até o momento em que este texto foi originalmente publicado. A TIM não comentará assuntos relativos a Telecom Italia.

Governo italiano não vai se meter

A imprensa italiana bate na tecla da possibilidade de uma empresa genuinamente daquele país passar para o controle de estrangeiros. Mais ou menos nos moldes do que foi falado quando a Portugal Telecom ganhou mais importância dentro da brasileira Oi. Embora a pressão seja no sentido contrário ao negócio, o governo italiano fez questão de dizer que não irá intervir nas negociações. Se quiserem vender o grupo, que vendam. Atualmente, a Itália tem preocupações maiores: salvar a própria economia, aumentar o nível de emprego e sair de vez do domínio do mal perpetrado pelo ex-premiê Silvio Berlusconi.

Atualizado às 12h00.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados