Motorola libera atualização no Brasil para melhorar câmera do Moto X e incluir aplicativos nacionais

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

A Motorola começou a liberar uma atualização de software no final de setembro para corrigir alguns problemas do Moto X. A câmera, que foi criticada em alguns reviews, inclusive no Tecnoblog, ganhou melhorias na qualidade das fotos e na velocidade do foco automático. No Brasil, muitos usuários começaram a receber hoje a atualização opcional, que também cumpre a exigência do pacote mínimo de aplicativos nacionais definida pelo governo brasileiro.

A atualização para o Moto X brasileiro tem 32,5 MB. A Motorola promete fotos com cores mais reais e melhorias no controle de exposição automática, especialmente em lugares abertos e com luz de fundo, que acabam “estourando” a imagem em certas situações. O tempo de resposta do foco automático diminuiu, inclusive em más condições de iluminação. Além disso, o aplicativo foi atualizado para tornar mais suave a troca entre as câmeras frontal e traseira.

moto-x-atualizacao-brasil-br-apps

Com o Moto X atualizado, uma notificação avisará os novos usuários sobre o período de resgate da promoção do Google Drive. Hoje, quem compra o Moto X recebe gratuitamente 50 GB de espaço no serviço do Google por dois anos, mas o armazenamento adicional deve ser resgatado em, no máximo, 30 dias após a ativação do smartphone.

Outra mudança é a inclusão do BR Apps: ele lista alguns aplicativos desenvolvidos no Brasil e direciona o usuário à Play Store para instalação. Esta é uma das exigências feitas pelo governo brasileiro aos smartphones beneficiados pela desoneração de impostos, como forma de dar mais visibilidade aos softwares feitos no Brasil. No entanto, pelo menos no nosso caso, o BR Apps listou apenas um aplicativo; parece que a Motorola ainda está finalizando os trabalhos.

Desde o dia 1º de outubro, os aparelhos beneficiados pela Lei do Bem precisam ter, no mínimo, 5 aplicativos nacionais. O pacote mínimo sobe para 50 em 1º de dezembro de 2014. Felizmente, há três maneiras dos fabricantes fazerem isso: pré-instalando os aplicativos no aparelho (boo!); destacando eles no assistente de configuração inicial, quando você liga o smartphone pela primeira vez; ou listando-os por meio de outro aplicativo. É bom ver que os fabricantes não estão escolhendo o pior caminho.

Se você ainda não recebeu a notificação para atualizar o Moto X, entre nas Configurações, acesse o menu Sobre o telefone e toque em Atualizações do sistema para verificar por novidades. Segundo a Motorola, não é possível voltar para a versão anterior após instalar a nova versão. É recomendável ter no mínimo 50% de bateria antes de iniciar o processo. A lista completa das mudanças está nesta página.

Você atualizou seu Moto X? Percebeu melhorias na qualidade das fotos?

Dica do Jean Prado. Obrigado!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados