Nono dígito chega aos celulares do RJ e ES no domingo

Saiba como se preparar para a mudança

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 semanas

Na busca por uma maior capacidade para agrupar novas linhas telefônicas, o nono dígito chega aos celulares do Espírito Santo e Rio de Janeiro no próximo domingo (27). A mudança segue o cronograma da Anatel e todos os números dos DDDs 21, 22, 24, 27 e 28 passarão a ter um nove à esquerda.

As operadoras já estão prontas para a mudança. Espírito Santo e Rio de Janeiro não são os primeiros estados a receberem o nono dígito: ele chegou primeiro no DDD 11, em São Paulo, no ano passado. Em agosto de 2013, o restante do estado de São Paulo também passou pela transição.

Chamadas realizadas com 8 dígitos até o dia 5 de novembro serão completadas normalmente. Depois, até fevereiro de 2014, quem tentar realizar uma chamada com 8 dígitos ouvirá uma gravação alertando sobre a inclusão do nono dígito.

Apenas lembre-se que essa mudança é válida apenas para números de celular: telefones fixos continuarão com oito dígitos. Quem utiliza Nextel também ficará de fora da brincadeira, uma vez que a operadora presta o Serviço Móvel Especializado, que não é caracterizado como telefone celular comum.

Os próximos estados a receber o nono dígito se concentram na região Norte do País. São eles: Amazonas, Amapá, Pará e Roraima, além do Maranhão, no Nordeste. O cronograma estabelece que a mudança seja realizada até dezembro de 2014. Veja o cronograma completo:

nono-digito-cronograma

Como alterar a agenda?

Você pode fazer isso de duas formas: manualmente ou com ajuda de algum aplicativo. Manualmente é mais chato e trabalhoso, mas se você possui algum featurephone, é a opção que deve lhe restar. Se você possui um smartphone, busque na loja de aplicativos por “nono dígito”. Existem diversos apps, gratuitos e pagos, e algumas operadoras, como Embratel, Oi e Vivo também disponibilizaram apps para isso.

Vou precisar fazer alguma coisa no WhatsApp?

Fique tranquilo. Nas outras mudanças, o WhatsApp incluiu automaticamente o nono dígito nos números registrados dos respectivos DDDs. Para essa nova leva de estados também será assim: basta aguardar que tudo mudará automaticamente.

O que você não deve fazer é remover o WhatsApp e instalá-lo novamente com o nono dígito. Como o número não mudou, isso pode causar algum conflito nos servidores do serviços.

Vale lembrar que, como todo mundo terá seu número automaticamente trocado para o nono dígito, você deverá alterar os contatos na sua agenda para que eles continuem sendo exibidos no aplicativo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados