O PlayStation 4 dependerá de serviços pagos para virar um centro de mídia

O console da Sony a princípio não vai enviar vídeos para o YouTube, nem reproduzir MP3

Renata Persicheto
Por

Apesar de um de seus principais recursos ser a facilidade de compartilhamento, o PlayStation 4 não estará tão pronto assim para o oversharing logo que for lançado. O que acontece é que, de acordo com um FAQ gigantesco publicado no PlayStation Blog, o console não terá, inicialmente, as opções de subir vídeos para o YouTube. Em vez disso, os envios devem ser feitos pelo perfil do usuário no Facebook.

Por enquanto, só o Twitch e o Ustream estarão disponíveis, o que dificulta um pouco o armazenamento dos vídeos. Como é um serviço de streaming, o Ustream não salva as transmissões do usuário, sendo possível apenas armazenar alguma coisa pelo Twitch.

Entretanto, se você é YouTuber e estava em polvorosa para comprar o novo console da Sony, fique tranquilo: o post diz que os donos de PlayStation 4 devem acompanhar o PlayStation Blog e a PlayStation.com para mais novidades sobre outros serviços que virão depois do lançamento.

playstation-4

A lista de suportes e não-suportes do console ainda se estende um pouco mais. Por exemplo, não que isso seja realmente um problema, mas o PlayStation 4 não será capaz de executar arquivos de MP3. Caso você esteja acostumado a jogar enquanto ouve aquele CD esperto no próprio videogame, é chegada a hora de providenciar um aparelho de som ou músicas para seu celular.

A explicação para isso é a ausência do suporte ao DLNA, que já conhecíamos do PlayStation 3.

Como a Sony aposta no título de “centro de mídia” para o PS4, não rodar arquivos de áudio deixa as coisas meio sem sentido. Para resolver esse problema, serão lançados junto do sistema os serviços Music Unlimited e Video Unlimited. O primeiro promete um catálogo extenso de músicas livres de propagandas, baseadas na nuvem, passível de assinatura. Embora seja pago, o Music Unlimited tem a vantagem de funcionar não só no console da Sony, mas em plataformas iOS, Android e no PlayStation Vita.

Já o Video Unlimited estará disponível na PlayStation Store, oferecendo streaming a la carte de filmes e séries. O serviço também funcionará em televisores Bravia e celulares Xperia, todos da Sony. Uma facilidade será poder acessar a mesma conta da PlayStation Network em todos os dispositivos.

O problema, no entanto, é que os serviços citados acima estarão disponíveis no lançamento do console apenas para a América do Norte, ainda sem previsão de chegada nas outras regiões. Então, é melhor você comprar um aparelhinho de som antes do novo console, que será lançado no Brasil no dia 29 deste mês, por R$ 3.999.

Relacionados

Relacionados