Google planeja usar as informações que tem sobre você para exibir mapas personalizados

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana

Em um futuro não muito distante, aquele mundaréu de dados que o Google tem sobre você poderá ter mais uma utilidade: criar resultados personalizados no Maps associando a sua posição geográfica atual com o que você busca, compartilha ou dá checkin, por exemplo.

A ideia é um tanto quanto parecida com a personalização nas pesquisas do Google. Atualmente, o buscador se baseia em fatores como hábitos de navegação e histórico para definir a ordem dos resultados. É por isso que uma determinada palavra-chave utilizada por um usuário pode levar a uma sequência de links diferente da pesquisa pelo mesmo termo feita por outra pessoa.

Google Maps - laptop

Neste sentido, os resultados personalizados no Google Maps poderão exibir marcações de estabelecimentos e pontos de interesse distintos para cada pessoa quando o zoom for aplicado sobre mesmo ponto de um mapa.

De igual forma, o serviço poderá identificar pontos mais próximos de estações do metrô ou paradas de ônibus caso você utilize transporte público com frequência, assim como mostrar automaticamente a hora do seu voo assim que você pesquisar a melhor rota para chegar ao aeroporto.

Se os mapas personalizados se mostrarem eficientes, é óbvio que haverá impacto positivo na receita que o Google obtém com o Maps, mas a empresa dá outra boa razão para levar a ideia adiante: há cada vez mais marcações disputando espaço nos mapas, portanto, é necessário haver um mecanismo capaz de decidir quais informações exibir, mas sem prejudicar as intenções do usuário.

Bernhard Seefeld e Jonah Jones, os designers do Google Maps que revelaram o plano em um evento promovido recentemente pelo GigaOM, não disseram quando este novo modo de funcionamento será implementado, mas deram a entender que esta será uma mudança impactante: na última década, os esforços se concentraram em digitalizar os mapas; agora que já há uma base, o passo seguinte é aperfeiçoar a experiência de uso destas informações.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados