Mega, de Kim Dotcom, deixa fase beta e anuncia novos recursos

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

Quase dez meses depois do seu lançamento, o Mega, serviço de armazenamento de arquivos nas nuvens criado por Kim Dotcom para substituir o finado MegaUpload, ganhou uma série de novidades e, finalmente, deixou a fase beta.

A primeira mudança notável é um leve redesenho na interface do serviço que visa melhorar o acesso a todos os recursos, especialmente agora que há funções novas.

Nova interface do Mega inclui avatares
Nova interface do Mega inclui avatares

A empresa também assegura que, além de mais limpa e organizada, a interface foi otimizada para exigir menos processamento. Ainda no aspecto do desempenho, o Mega ficou mais estável nas transferências de arquivos, mesmo com aqueles de maior tamanho.

No que se refere às funcionalidades acrescentadas, a possibilidade de adicionar uma imagem como avatar é um dos destaques. De acordo com o Mega, este recurso permitirá ao usuário encontrar mais facilmente um amigo na sua lista de contatos com o qual deseja fazer um compartilhamento. Dá inclusive para arrastar arquivos à foto da pessoa para iniciar a transferência.

O site será capaz ainda de salvar a última sessão no navegador para automatizar os logins subsequentes, tal como já acontece em vários outros serviços online.

O Mega também ganhou uma extensão para Firefox que promete agilizar as transferências e deixá-las mais seguras, além de permitir o download de pastas inteiras. Até então, só existia uma versão para Chrome.

Em breve, talvez ainda em novembro, haverá um cliente do Mega para Windows e um app para iOS, que só não está disponível por ainda estar aguardando aprovação na App Store.

Mega para iOS
Mega para iOS

Como se vê, o Mega ainda está longe de ser tudo aquilo que Kim Dotcom prometeu, mas as melhorias estão aparecendo aos poucos. Para 2014, por exemplo, o serviço prevê chat e mensagens (similares a e-mails) com criptografia. Para o mesmo ano, espera-se também que Kim Dotcom estreie o Baboom, serviço que terá a missão de “revolucionar” o mercado de música digital.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados