Battery Status – como fazer overclock em um PocketPC ou SmartPhone com Windows Mobile

Thiago Mobilon
Por
• Atualizado hoje às 18:58

Já faz um bom tempo que este post está na fila de produção, e agora finalmente parei para fazê-lo. Não é para menos, produzir videocasts dá um trabalhinho malemá, ainda mais quando a máquina não colabora.

Enfim, para os aventureiros mobile de plantão, e todos que se interessam, hoje irei apresentar um dos meus softwares favoritos (senão o próprio) no Windows Mobile, o Battery Status.

Ao contrário do que o nome sugere, o Battery Status não é apenas um software para gerenciar a carga da bateria. Ele incorpora um widget no Today Screen (‘desktop’) do Windows Mobile, onde você pode colocar várias informações úteis, como: estado das memórias, operadora, qualidade do sinal, velocidade e temperatura do processador, e obviamente, o status da bateria.

O Battery Status ficou muito famoso também, por oferecer um recurso que permite fazer overclock via software, em Pocket PCs e SmartPhones que usem um processador Omap.

Pô, overclock até em computador de bolso?

– Pois é.

Na verdade isto é mais normal do que eu sabia, entre os entusiastas. Eu mesmo resolvi fazer uns testes no meu HTC Touch, cujo processador não é o forte do aparelho. Foi tudo muito fácil -apesar do risco evidente-, mas vale o alerta: não vá querer tacar 300mhz de velocidade, em um processador de 200mhz.

Se o seu processador morrer logo na primeira tentativa, não me responsabilize depois.

Até o que eu sei, processadores mobile não são preparados -como os de pc- para trabalhar acima da capacidade. Eu não aconselharia usar este overclock em tempo integral -apesar de saber que muita gente o faz-, você estaria sem dúvida alguma, diminuindo a vida útil do processador, e consequentemente do aparelho.

Gravei um vídeo mostrando os recursos mais bacanas do Battery Status, e também como se faz o tal do Overclock. Se estiver insteressado, é só dar o play aí embaixo:

Update: Na aba ‘Omap’ do Battery status, que é onde você configura o overclock, há uma opção chamada “Overclock on Wakeup”. Eu colocaria a imagem de uma caveira do lado desta opção, com as letras em vermelho e negrito.

O motivo é bem simples: uma vez que você marque esta caixinha, e o aparelho não consiga rodar na velocidade configurada, você estará colocando ele em um loop sem fim. Quando você ligar o aparelho, e o Battery Status for carregado, ele irá fazer o overclock novamente, fazendo com que o Pocket desligue. Get it? 😉

Créditos: Usei duas músicas no vídeo. A primeira se chama Joystiq, da banda Poléxia (indicação do sr Jreige), e a segunda se chama Open the Gates to Your Soul do cantor (ou sei lá o que) Mika. Ambas foram baixadas di grátis dos sites das respectivas bandas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados