Arquivo Celular

Battery Status – como fazer overclock em um PocketPC ou SmartPhone com Windows Mobile

Thiago Mobilon
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Já faz um bom tempo que este post está na fila de produção, e agora finalmente parei para fazê-lo. Não é para menos, produzir videocasts dá um trabalhinho malemá, ainda mais quando a máquina não colabora.

Enfim, para os aventureiros mobile de plantão, e todos que se interessam, hoje irei apresentar um dos meus softwares favoritos (senão o próprio) no Windows Mobile, o Battery Status.

Ao contrário do que o nome sugere, o Battery Status não é apenas um software para gerenciar a carga da bateria. Ele incorpora um widget no Today Screen (‘desktop’) do Windows Mobile, onde você pode colocar várias informações úteis, como: estado das memórias, operadora, qualidade do sinal, velocidade e temperatura do processador, e obviamente, o status da bateria.

O Battery Status ficou muito famoso também, por oferecer um recurso que permite fazer overclock via software, em Pocket PCs e SmartPhones que usem um processador Omap.

Pô, overclock até em computador de bolso?

– Pois é.

Na verdade isto é mais normal do que eu sabia, entre os entusiastas. Eu mesmo resolvi fazer uns testes no meu HTC Touch, cujo processador não é o forte do aparelho. Foi tudo muito fácil -apesar do risco evidente-, mas vale o alerta: não vá querer tacar 300mhz de velocidade, em um processador de 200mhz.

Se o seu processador morrer logo na primeira tentativa, não me responsabilize depois.

Até o que eu sei, processadores mobile não são preparados -como os de pc- para trabalhar acima da capacidade. Eu não aconselharia usar este overclock em tempo integral -apesar de saber que muita gente o faz-, você estaria sem dúvida alguma, diminuindo a vida útil do processador, e consequentemente do aparelho.

Gravei um vídeo mostrando os recursos mais bacanas do Battery Status, e também como se faz o tal do Overclock. Se estiver insteressado, é só dar o play aí embaixo:

Update: Na aba ‘Omap’ do Battery status, que é onde você configura o overclock, há uma opção chamada “Overclock on Wakeup”. Eu colocaria a imagem de uma caveira do lado desta opção, com as letras em vermelho e negrito.

O motivo é bem simples: uma vez que você marque esta caixinha, e o aparelho não consiga rodar na velocidade configurada, você estará colocando ele em um loop sem fim. Quando você ligar o aparelho, e o Battery Status for carregado, ele irá fazer o overclock novamente, fazendo com que o Pocket desligue. Get it? 😉

Créditos: Usei duas músicas no vídeo. A primeira se chama Joystiq, da banda Poléxia (indicação do sr Jreige), e a segunda se chama Open the Gates to Your Soul do cantor (ou sei lá o que) Mika. Ambas foram baixadas di grátis dos sites das respectivas bandas.

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque