Arquivo Telecomunicações

Oi enfim estreia sua rede 4G em São Paulo e Curitiba

Emerson Alecrim
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Com um atraso de aproximadamente seis meses em relação à concorrência, a Oi finalmente disponibilizou a sua rede 4G na cidade de São Paulo. O funcionamento do serviço teve início nesta sexta-feira e inclui também a região de Curitiba, no Paraná.

A companhia não explicou porque demorou tanto para estrear o serviço nestas localidades, apenas se limitou a dizer que, pelo menos em relação a São Paulo, passou os últimos dois meses fazendo os ajustes necessários para que a rede atingisse a qualidade desejada.

É bastante provável, no entanto, que a decisão tenha a ver com acordos comerciais, uma vez que a companhia utiliza uma infraestrutura compartilhada pela TIM que, por sua vez, inaugurou a sua cobertura 4G de São Paulo no último mês de julho.

conexao 4g

De qualquer forma, a Oi está atendendo ao cronograma imposto pela Anatel. A entidade determinou a disponibilização de redes 4G nas cidades-sede da Copa das Confederações – Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador – e a operadora o fez em abril deste ano, dentro do prazo.

Para a cidade de São Paulo, a meta estipulada é de cobertura 4G em pelo menos 50% da região até 31 de dezembro de 2013. A Oi é última entre as grandes operadoras a fazê-lo, mas afirma que a sua rede chega já atendendo a 73% da área urbana da capital paulista.

Até a referida data, a companhia promete expandir a sua rede 4G para os municípios de Campinas e São Bernardo do Campo, também em São Paulo, além de outras 14 cidades espalhadas pelo país.

Os valores do serviço variam conforme a região e o tipo de plano, mas começam com mensalidades de R$ 59 (considerando apenas dados). A opção para modem com maior franquia, 10 GB, sai por R$ 129 mensais em São Paulo, por exemplo. Em todos os pacotes, as velocidades prometidas no contrato são praticamente as mesmas já adotadas pelas demais operadoras: 5 Mb/s no download e 512 Kb/s no upload (uma afronta ao gráfico acima, mas enfim).

Com informações: Reuters

Emerson Alecrim

Autor / repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais, negócios e transportes. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém um site chamado InfoWester.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque