Steam evolui Recomendações e apresenta Reviews

Giovana Penatti
Por

O Steam iniciou hoje uma nova funcionalidade na plataforma: a possibilidade de publicar reviews sobre os jogos. Eles são meio que uma versão melhorada das Recomendações – tanto que elas automaticamente mudarão de “classe” – e permitirão mais espaço para avaliações e a visibilidade também para quem não é amigo.

Por enquanto, os destaques da ferramenta são a possibilidade de votar nas melhores avaliações dos jogos, ajudando a colocá-las em destaque, e buscar outros textos do mesmo autor, caso ache que ele manda bem ou tem o mesmo gosto que você, o que te ajuda também a descobrir novos jogos. Os Reviews também serão separados por idiomas e serão priorizados os que falarem a mesma língua do seu Steam.

feature_browse

O formulário para escrever o Review praticamente tem só o campo para texto e o “sim” ou “não” para recomendar esse jogo para outras pessoas. Não é tão completo como o da Alvanista, por exemplo, que é uma rede social para gamers e conta com espaços para dar notas para jogabilidade, música, gráficos e história e listar os pontos negativos e positivos, o que ajuda a saber o que abordar no texto para quem não está acostumado (veja um exemplo aqui).

review steam

Como são Reviews, não Recomendações, é possível deixar críticas negativas, caso o jogo não tenha sido legal para você. Nesse ponto, os desenvolvedores de games poderão “se defender”: será possível responder às críticas caso seja necessário explicar algum ponto, por exemplo, mas não deletá-las caso sejam negativas. O Steam só vai tirar do ar as que tiverem conteúdo impróprio ou forem spam.

Os Reviews ainda estão em fase beta e, claro, podem sofrer mudanças até a versão final. Mas é uma função que o Steam realmente demorou para abraçar.

Relacionados

Relacionados