Aos 19 anos, criador de mod para Skyrim vira game designer da Bungie

Renata Persicheto
Por
• Atualizado há 1 semana

É difícil, quase impossível, digamos, convencer sua mãe (ou seus avós, tios, etc) de que todas essas horas gastas em frente a um computador estejam realmente te trazendo algum retorno, não é? Nós compartilhamos da mesma dor. Entretanto, há alguns casos de sucesso nessa grande loteria da vida que podem servir de exemplo para quando você quiser tentar convencê-los mais uma vez.

Alexander J. Velicky tinha 19 anos quando resolveu se aventurar pelas terras das modificações de jogos. Começou com Fallout 3 e ficou famoso no meio modder a partir de The Elder Scrolls V: Skyrim com a skin Falskaar, uma produção impressionante. No caso de Velicky, todo o tempo despendido no mod lhe rendeu nada menos que um cargo de game designer na Bungie, produtora da série Halo.

Falskaar-Skyrim-Mod

Falskaar adiciona mais de 20 horas a Skyrim, e não por menos ganhou todo esse reconhecimento: os gráficos são incríveis; o mapa, que adiciona uma vizinhança à região, tem basicamente 1/3 do mapa original produzido pela Bethesda; além de ter sido feito todo um trabalho de dublagem para as novas cenas, gravadas por voluntários.

A intenção inicial do designer era conseguir uma vaga no time de criação da Bethesda. O intuito não foi exatamente alcançado, mas todas as duas mil horas de trabalho, em um ano de dedicação, resultaram a Velicky uma vaga tão boa quanto. A contratação foi comemorada na fanpage do designer no Facebook, que contou ter almoçado com o co-fundador da Bungie, Jason Jones, e saído de lá “incrivelmente animado por se juntar ao incrível time por trás da produtora”.

Com a nova carga de compromissos, não será estranho caso deixemos de ver novos mods de Velicky por aí. O próprio fez questão de adiantar as respostas para possíveis perguntas que poderia receber. Se ele vai continuar moddando? “Isso é uma incerteza. Ainda é certamente possível. Enquanto meu trabalho profissional estiver sendo prioridade, eu provavelmente terei alguma fome insaciável de criar mais conteúdos modificados”. Se Falskaar vai ser expandido ou aumentado? “De novo, totalmente possível. Eu ainda tenho alguns planos que podem muito bem ser concretizados. Tudo depende de como estarei após me estabelecer, e se terei tempo e vontade para continuar.

A história do mais novo membro da Bungie é bastante motivadora por si só, mas o game designer ainda foi mais longe em sua mensagem de agradecimento, deixando um toque para todos os que estão por aí tentando conseguir algo: “Sempre vale a pena tentar. Eu me candidatei a várias companhias e a Bungie estava em minha categoria ‘Grande companhia que nunca nem mesmo piscará um olho para mim’. Bem, eu me candidatei e veja o que aconteceu.”

Toda a mensagem de Velicky pode ser lida aqui, em inglês, e a modificação Falskaar, que, acreditem, faz Skyrim parecer um jogo completamente atual, pode ser baixada gratuitamente aqui.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Renata Persicheto

Renata Persicheto

Ex-redatora

Renata Persicheto é formada em marketing pela Anhembi Morumbi e trabalhou no Tecnoblog como redatora entre 2013 e 2015. Durante sua passagem, escreveu sobre jogos, inovação e tecnologia. Já fez parte da redação do portal Arena IG e também tem experiência como analista de inteligência de dados.

Canal Exclusivo

Relacionados