Lançado oficialmente na semana passada, o Jolla atraiu mais atenção por causa de seu sistema operacional, o Sailfish OS, do que pelo aparelho em si. Mas, no que exatamente esta plataforma se diferencia das demais? Será que ela cumpre tudo o que promete? Se você possui algum dispositivo com Android, logo mais terá a chance de descobrir.

jolla-sailfish-os

É o que assegura Tomi Pienimäki, CEO da Jolla (relembrando, fabricante e produto têm o mesmo nome). Em entrevista recente ao site finlandês Talouselämä, o executivo confirmou os planos de disponibilizar uma ROM facilmente instalável do Sailfish OS para smartphones baseados na plataforma do Google.

Há uma boa razão para esta ideia: Pienimäki vê no Sailfish OS a solução para expandir internacionalmente as operações da Jolla, citando como exemplo a China, onde a prática de substituir a versão original do Android por alternativas não oficiais é bastante difundida, atingindo cerca de 50% dos aparelhos.

Você pode ver o Sailfish em ação neste vídeo:

Do ponto de vista da empresa, trata-se mesmo de uma aposta coerente. Os dispositivos Jolla tem produção e distribuição limitadas, o que dificulta uma expansão internacional em larga escala. Além disso, o preço sugerido de 399 euros (1.250 reais, aproximadamente) do modelo só piora a situação.

O Sailfish OS, por sua vez, pode ser distribuído globalmente por download e atrair um número considerável de usuários se tiver, de fato, instalação fácil – quem sabe, algo nos mesmos moldes do CyanogenMod Installer. A gratuidade e a sua compatibilidade com cerca de 85 mil aplicativos para Android certamente somarão pontos para a sua aceitação.

Tomi Pienimäki só não informou exatamente quando o sistema operacional estará disponível para usuários de Android, tampouco detalhou como pretende obter receita com a sua distribuição, se limitando a dizer que a Jolla se apoiará em serviços e publicidade, por exemplo.

Com informações: GSMArena

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados