Você pode visitar cinco museus brasileiros com a tecnologia do Street View

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

O Google anunciou hoje a inclusão de mais quatro instituições brasileiras no Cultural Institute, plataforma que reúne o acervo de diversos museus do mundo. Já era possível conferir as obras de quatro locais brasileiros: Museu de Arte Moderna, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol. Agora, o Google publicou coleções do Instituto Inhotim, Fundação Iberê Camargo, Instituto Moreira Salles e Museu da Imagem e do Som.

Fabio Coelho, diretor do Google no Brasil, apresentando as novidades do Cultural Institute
Fabio Coelho, diretor do Google no Brasil, apresentando as novidades do Cultural Institute

As obras dessas oito instituições brasileiras incluem pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e documentos históricos. Três delas estão em formato gigapixel, então você pode dar zoom na imagem até enxergar os mínimos detalhes. Por exemplo, veja esta fotografia antiga da avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro, na época conhecida como avenida Central (até o negativo da foto foi preservado).

avenida-central-rio-de-janeiro

De acordo com o Google, o Cultural Institute agora reúne mais de 6 milhões de itens de 300 instituições em 50 países. Em algumas dessas instituições, o Google arquivou não apenas as obras, mas também todo o ambiente. É o caso de cinco museus brasileiros: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Moderna, Instituto Moreira Salles, Instituto Inhotim e Fundação Iberê Camargo. Dá para navegar no maior estilo Street View:

google-street-view-pinacoteca

Como não é educado andar com o carro do Street View dentro de um museu, a captura das fotos é feita de maneira diferente: um funcionário anda pelo local com uma espécie de mochila adaptada, que contém as várias câmeras. Essa mochila pesa 24 kg e possui uma bateria que dura 7,5 horas (felizmente, isso não significa que alguém fique por tanto tempo com esse peso nas costas).

google-street-view-museu

Você pode conferir todas as obras de arte arquivadas pelo Google na página do Cultural Institute.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados