Arquivo Internet

Gmail vai mostrar imagens por padrão nos seus emails

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Você não precisará mais clicar num link para ver as imagens de um email recebido na sua conta do Gmail. O Google anunciou hoje que passará a mostrar todas as imagens por padrão, sem comprometer a segurança do usuário. A mudança vale tanto para a versão web do Gmail quanto para os aplicativos para Android e iOS.

A exibição de imagens é bloqueada por padrão pela maioria dos serviços de email, não apenas pelo Gmail. Isso porque algumas empresas aproveitam a possibilidade de incluir imagens externas no corpo do email para rastrear o usuário, obtendo informações como cookies e endereços de IP. Além disso, possíveis falhas de segurança no navegador podem ser exploradas dessa forma.

google-gmail-imagens

Isso significa que o Gmail ficará mais inseguro? Não necessariamente: o Google diz que todas as imagens dos emails serão fornecidas através dos servidores de proxy da empresa. Esses servidores, além de bloquearem a possibilidade de rastrear o usuário, também checam o conteúdo das imagens quanto a vírus e outros códigos maliciosos.

O Google afirma que poderá bloquear as imagens e perguntar ao usuário se deseja exibi-las caso detecte que o conteúdo da mensagem é suspeito. Isso acontecerá, por exemplo, quando alguém enviar um email com links únicos de imagens para verificar se o destinatário leu a mensagem, uma fórmula utilizada por spammers para confirmar se o endereço de email é válido.

A mudança será realizada a partir de hoje na interface web do Gmail e em janeiro de 2014 nos aplicativos para Android e iOS. Se preferir, você pode voltar ao comportamento antigo do Gmail marcando a opção “Perguntar antes de exibir imagens externas” nas configurações.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque