Com a experiência de quem conhece bem os pormenores do acesso à internet, a Opera Software decidiu sair um pouco do ramo de navegadores: a empresa está desenvolvendo o Opera Max, uma ferramenta para Android 4.0 ou superior que promete comprimir os dados de diversos aplicativos para otimizar o tráfego nas conexões móveis.

Mais do que tornar o acesso à internet mais rápido, a ideia visa diminuir o consumo de dados, uma vez que muitos usuários, especialmente em países menos desenvolvidos, possuem planos móveis com franquias bastante limitadas.

Para tanto, o Opera Max se propõe a comprimir imagens, vídeos e páginas web, não importando quais aplicativos estão requisitando estes dados, pelo menos na maioria das vezes.

Opera Max

O truque está em fazer com que o Opera Max utilize uma VPN (Virtual Private Network) para enviar as requisições de dados a servidores da Opera para que estes entreguem o conteúdo de maneira comprimida, mas sem comprometer a sua qualidade. Sim, é uma solução controversa: teoricamente, a Opera Software terá acesso a todos os dados tratados pelo Opera Max.

Ciente de que muitos usuários não irão gostar disso, a empresa tratou de assegurar logo que todas estas informações são comprimidas de maneira anônima, não ficam armazenadas em seus servidores e que somente a quantidade de dados é monitorada.

E tem mais: a ferramenta, de acordo a companhia, não é capaz de comprimir dados cifrados. Isso significa que informações de determinados aplicativos do Google, por exemplo, não passarão pelos servidores da Opera. Vê-se, portanto, que quem utiliza apps nestas condições na maior do tempo não encontrará muito utilidade no Opera Max.

Seja lá como for, o aplicativo já está em fase beta, embora só possa ser testado por usuários norte-americanos que integrarem este grupo no Google+. O plano da Opera Software é disponibilizá-lo gratuitamente, com uma opção paga para quem não quiser se deparar com publicidade sendo também cogitada.

Com informações: Android Police

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados