Mini-computador da Intel tem tamanho de um SD Card

Edison possui processador Quark com "qualidade Pentium"

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

A Intel revelou um computador que tem o tamanho de um SD Card. De acordo com a companhia, o aparelho chamado Edison possui o desempenho similar ao de qualquer PC da linha Pentium. Com uma diferença: o computador foi criado com um SoC (System on a Chip) Quark de 22 nanômetros. É tão pequeno que daria para colocá-lo dentro da sua câmera digital sem maiores problemas. Até o formato lembra os cartões de memória.

Intel apresenta Edison durante evento pré-CES (foto: divulgação / Intel)
Intel apresenta Edison durante evento pré-CES

Só que, diferentemente da maioria das câmeras (uma pena), o gadget já vem com conectividade tanto por Wi-Fi quanto por Bluetooth. Pelo que nós soubemos até agora, trata-se de uma placa com processador dual-core rodando na frequência de 400 MHz, com direito a execução de Linux (não descobri qual distribuição). A Intel disse que tem até uma loja de aplicativos específica para o mini-computador.

A demonstração feita no palco do evento pré-CES foi de uma enfermeira 2.0. O bebê vestia uma roupinha especial com uma série de sensores verificando, por exemplo, a temperatura do corpo da criança. Os dados capturados pelos sensores apareciam em uma caneca de café. Conforme o bebê ficava mais ou menos confortável, as luzes piscavam de maneira diferente – luz vermelha significa alerta máximo.

O computador Edison claramente foi desenvolvido pensando nos programadores que pensam em criar gadgets vestíveis como um smartwatch ou algo similar. Você sabe, a criatividade humana não tem limites. A Intel sabe disso e criou uma máquina tão pequenina que pode ser usada em praticamente qualquer cenário. Não tem muito poder de processamento, mas esse nem sequer é o propósito de muitos dos wearables que estão aparecendo por aí.

O mini-PC com processador SoC Quark é mais uma prova de que a Internet das Coisas está se tornando uma realidade. Mais do que se preocupar com o aumento do desempenho, parece que os engenheiros da indústria estão interessados em saber para que os computadores são requisitados atualmente. Ponto pra eles.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados