Números da TV por assinatura brasileira: 17,9 milhões de assinantes e NET com mais de 50% do mercado

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Assim como faz com a telefonia móvel, a Anatel libera mensalmente os números atualizados do mercado de serviços de TV por assinatura. Os últimos dados, divulgados nesta segunda-feira (13), são referentes ao mês de novembro de 2013 e mostram que o número de clientes subiu 12,24% em um ano. A dupla NET e Embratel continua na liderança, com mais da metade do mercado, seguido pela Sky.

De acordo com a Anatel, os serviços de TV por assinatura são usados por aproximadamente 56,3 milhões de brasileiros. Isso porque o órgão considera o número médio de 3,2 pessoas por domicílio, divulgado pelo IBGE. No Brasil, são 17,9 milhões de clientes, sendo que quase metade está em São Paulo: no estado paulista, foram 6,8 milhões de acessos em novembro de 2013. Em novembro de 2012, o número de clientes no Brasil era de 16 milhões.

sede-anatel-hero

Quando falamos de densidade, no entanto, é o Distrito Federal que aparece na frente: há 51,73 acessos de TV por assinatura para cada 100 domicílios. Em segundo e terceiro lugar ficam São Paulo e Rio de Janeiro, com densidades de 49,92 e 44,24, respectivamente. O estado que menos contrata serviços de TV por assinatura é o Piauí, onde apenas 7 em cada 100 domicílios possuem o serviço.

Há apenas duas tecnologias com participação de mercado significativa. O DTH (transmissão digital por satélite) é o mais usado, com 61,72% dos canais sendo transmitidos por esse meio. Ele é especialmente usado pela Sky e pela Claro TV, controlada pela América Móvil, que faz parte do mesmo grupo da NET e Embratel. A transmissão por cabo, mais usada pela NET, está em segundo lugar, com 38,15%.

A dupla NET e Embratel, bem como a Sky, são as maiores, de longe: a primeira tem 53,53% (9,6 milhões de assinantes), enquanto a segunda possui 29,68% (5,3 milhões de assinantes) do mercado de TV por assinatura. As outras operadoras possuem participação muito pequena: Oi (4,98% e 892 mil assinantes), GVT (3,61% e 647 mil assinantes) e Telefônica (3,27% e 586 mil assinantes).

Todos os números do mercado de TV por assinatura estão no site da Anatel.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados