Gartner prevê um futuro sombrio para a maioria dos aplicativos pagos

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

Se você sonha em ganhar a vida vendendo aplicativos móveis, vá em frente, mas saiba que o caminho poderá ser mais árduo do que o esperado: um relatório recém-divulgado pelo Gartner prevê que será cada mais difícil gerar receita com este negócio – a empresa calcula que somente 0,01% dos apps pagos serão rentáveis em 2018.

Há uma série de razões para isso, mas uma das mais impactantes é a saturação do mercado. As duas maiores lojas do segmento – a App Store e o Google Play – se vangloriam de estarem abarrotadas de aplicativos, mas o que parece vantagem pode, na verdade, gerar dificuldades para que o usuário encontre a ferramenta desejada.

Por esta razão, muitas pessoas preferem obter aplicativos a partir de recomendações encontradas em blogs, redes sociais e afins, deixando para vasculhar as lojas só em último caso. Assim, quem não tiver uma boa estratégia de divulgação sai em desvantagem.

Outro agravante é o aparente excesso de apps para o mesmo fim. Para conseguir se destacar dos concorrentes, muitos desenvolvedores optam por oferecer seu software gratuitamente e tentam gerar receita de outra forma, muitas vezes utilizando a ferramenta para atrair atenção a uma marca ou serviço associado.

app_store

Mesmo quando apresenta qualidade inferior, o aplicativo free é muito mais atraente do que as alternativas pagas. Para piorar, quando supera as expectativas, a opção gratuita gera ainda mais “pressão” sobre o software cobrado.

“Grátis” tem um efeito tão atraente que o Gartner calcula que, em 2017, 94,5% dos downloads de apps móveis corresponderão a opções que não custam sequer um centavo ao usuário. Para efeitos comparativos, este número foi estimado em 91% em 2013.

Descrevendo assim, o cenário pode parecer apocalíptico, mas há saídas. O modelo freemium (oferecer o básico gratuitamente, mas cobrar por recursos mais completos ou incrementais) é uma delas, embora este segmento também esteja sujeito à saturação. A já mencionada estratégia de associar o aplicativo à divulgação de marcas ou à oferta de serviços é outra.

Desenvolvedores que estão há algum tempo no mercado já perceberam que é necessário apostar em modelos mais audaciosos para transformar seu negócio em uma “mina de ouro”. Segundo o Gartner, 90% dos softwares pagos atuais são baixados menos de 500 vezes por dia, gerando diariamente não mais que US$ 1.250 por aplicativo. Para a maioria dos casos, pouco, se considerarmos os custos de desenvolvimento e manutenção.

Com informações: TechCrunch

Receba mais sobre Gartner na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados