Parece que o protótipo dos óculos de realidade virtual da Valve é incrível

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 2 semanas

No segundo dia de Steam Dev Days, a Valve deve apresentar para os desenvolvedores o protótipo de seu óculos de realidade virtual, mas alguns já conseguiram dar uma olhada nele e, pelas primeiras reações, parece que é o melhor dispositivo do tipo até agora – toma essa, Oculus Rift?

Um desenvolvedor chamado David Hensley foi uma dessas pessoas e descreveu a experiência como um sonho lúcido. Ele tem um dev kit do Rift e disse no Twitter que será difícil voltar para ele depois do protótipo da Valve, “como jogar um Xbox e voltar para um Nintendo 8bit” (lembrando que o dev kit do Rift já teve melhorias; a mais recente foi mostrada na CES, mas o dev não a testou).

Outro dev que diz ter participado dessa demonstração a portas fechadas contou no Reddit como foi. Ele relata que passou meia hora com o dispositivo e percebeu que o rastreamento de movimento é bem próximo de perfeito. Outro ponto importante e que é uma preocupação se tratando desses gadgets: não sentiu nenhuma náusea, ao contrário do que ocorreu quando experimentou o dev kit do Rift.

tf2_Oculus_trio-578-80

Segundo ele, várias demos estavam disponíveis: uma colocava o usuário em uma plataforma sobre um abismo; outra tinha uma estrutura enorme de blocos, que parecia uma cidade cyberpunk; uma terceira tinha um monte de canos em um quarto e era necessário agachar para olhar entre eles; por fim, uma se passava no universo de Portal, com turrets e um Atlas gigante. Pelo relato do dev no Reddit, o nível de imersão é grande, conseguindo se desconectar totalmente da realidade: ele diz ter dado um pulo para trás na beira de um buraco, ficado com medo em cima do precipício e imagina que lutas com chefões com essa tecnologia devam ser incríveis.

No entanto, não espere vê-lo tão logo: o que os devs viram foi um preview de como a tecnologia de realidade virtual acessível deve estar em dois anos. Não há detalhes de especificações ou imagens do protótipo (por ter sido uma demonstração bem exclusiva, ninguém pôde tirar fotos dele), mas, pelas descrições dos devs, ele tem os circuitos expostos, como se fosse o Rift sem a proteção de plástico. A sala também estava cheia de marcações, que eram “lidas” por uma câmera no aparelho, indicativo de que ainda vai tempo para o fim do desenvolvimento.

Vale lembrar que a Valve é parceira da Oculus VR, que faz o Rift. Pode ser que esse protótipo exista apenas para testes internos de jogos e para desenvolver a tecnologia, sem a intenção de comercializá-lo, ainda mais porque a empresa acabou de começar a criar hardware com o Steam Controller.

As sessões sobre realidade virtual ainda vão acontecer nesta tarde; se surgirem mais informações sobre o protótipo, atualizaremos esse post.

Com informações: TechRadar

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados