Mozilla revela hardware de protótipo de tablet com Firefox OS

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

O Firefox OS chegou ao Brasil em outubro de 2013 dentro de dois smartphones de baixo custo e deverá equipar algumas TVs da Panasonic no futuro. Em breve, o sistema operacional da Mozilla também estará nos tablets: a empresa mostrou um protótipo que roda uma versão do Firefox OS com interface adaptada para a tela de 10,1 polegadas.

firefox-os-tablet
firefox-os-tamanho

O protótipo da Mozilla é o InFocus New Tab F1, fabricado pela Foxconn, que originalmente roda Android e está sendo vendido em sites chineses. Trata-se de um tablet relativamente barato: no Taobao, ele pode ser adquirido por 1.499 yuans ou aproximadamente 580 reais, o que combina com o foco do Firefox OS em ser uma plataforma para mercados emergentes.

O tablet possui hardware simples, mas bastante superior ao usado pelos smartphones com Firefox OS até agora. Por dentro, há 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno (com entrada para cartão microSD) e o chip chinês AllWinner A31, que carrega um humilde processador com quatro núcleos Cortex-A7 de 1 GHz e GPU PowerVR SGX544MP2.

Ele ainda traz tela de 10,1 polegadas com painel IPS e resolução de 1280×800 pixels; duas câmeras, sendo a traseira de 5 megapixels; conexões Bluetooth e Wi-Fi 802.11n; e bateria de 7.000 mAh. Pode ser que este modelo nunca seja vendido com Firefox OS, mas ele nos dá uma ideia do que esperar dos tablets da plataforma: nada muito caro ou potente.

Nós já testamos o Alcatel One Touch Fire, o smartphone com Firefox OS mais barato do Brasil, vendido por R$ 179 pela Vivo. Leia nosso review completo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados