Ontem, o Snapchat adotou uma verificação de humanos. Se trata de uma série de quadradinhos com desenhos e o fantasma do Snapchat escondido em alguns deles. Para provar que você não é um robô, é necessário selecionar os que têm o “mascote”.

A medida veio depois que os números de telefone de 4,6 milhões de usuários foram vazados por uma falha de segurança, para evitar que outros bots invadam o app e roubem dados novamente. Mas eis que, no mesmo dia que a verificação foi iniciada, um cara conseguiu burlar o sistema de verificação.

snapchat-captcha

É o programador Steven Hickson, que descreveu o feito em seu blog. Ele conta algo que você tenha suspeitado ao ver as imagens: não é tão difícil para um computador reconhecer o fantasma, já que ele tem formas bem características.

Em 30 minutos, ele conseguiu escrever um código que encontra o ícone a partir de sua cor e, então, procura pontos comuns. Se forem encontrados pontos o bastante, a máquina reconhece a figura como o fantasma.

out

É realmente tão simples quanto parece: o código tem menos de 100 linhas e demorou cerca de meia hora para ser criado, testado e aprovado. Ou seja, o Snapchat escolheu um péssimo jeito de garantir que seus usuários são realmente humanos – e, com isso, a segurança dos que são está em risco.

A empresa afirmou que está trabalhando no aumento da segurança do aplicativo, o que indica que novidades nesse sentido estão sendo desenvolvidas, mas não comentou o código escrito por Hickson.

Com informações: Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados