Fundação oferece 1 milhão de dólares pela melhor ideia de “smart pistola”

A intenção é contribuir para a diminuição dos crimes com armas de fogo.

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 2 semanas

O perigo das armas de fogo é uma grande preocupação nos EUA, já que o porte de armas lá é legalizado em diversos estados e não é raro ouvirmos a notícia de que um atirador fez vítimas em lugares públicos. A preocupação de como diminuir as mortes causadas por armas é uma constante e costuma render debates bem polêmicos, mas um grupo teve uma ideia que pode ajudar a reduzir as estatísticas: utilizar a tecnologia dos smart devices que usamos diariamente nas pistolas.

Para chegar a essa conclusão, a Smart Tech Challenges Foundation se baseou em uma pesquisa que aponta que um quarto das armas traficadas nos EUA são roubadas. Então, tiveram a ideia de que, se for possível bloquear o uso de uma arma roubada, como ocorre com smartphones, talvez dê para ajudar no combate aos crimes causados por elas.

Já existe algo do tipo: essa pistola da Armatix só dispara próxima do relógio
Já existe algo do tipo: essa pistola da Armatix só dispara próxima do relógio

Então, a empresa lançou um desafio: vai distribuir 4 milhões de dólares a startups que mandarem as melhores ideias associando tecnologia ao melhor controle de armas. Serão quatro etapas, sendo que a primeira irá escolher a melhor ideia que limite o uso de uma arma a seu dono. As seguintes têm a ver com big data, saúde mental e uso da tecnologia para aumentar a segurança comunitária.

Ainda que haja toda uma boa intenção, a fundação sabe que não irá mudar o mundo com esse programa, tampouco conseguirá levar a tecnologia escolhida para todas as armas de fogo e muito menos irá alterar as leis para armas nos EUA, mas já teve o apoio de algumas fabricantes americanas. Ela espera que o desafio sirva como inspiração para que, em todo o mundo, haja inovações na área para promover a segurança.

Em tempo:  já existem algumas “smart pistolas” no mercado. Um exemplo mais parecido com o que a Smart Tech Challenges Foundation sugere foi criada pela empresa Armatix; ela é pareada com um relógio e não funciona a mais de 25 centímetros dele. Outra, da Yardarm Technologies, permite encontrar a localização da arma e até saber se está carregada ou não através de um smartphone.

O desafio da Smart Tech é global, então, se tiver uma boa ideia, pode se inscrever no site da fundação.

Com informações: CNET

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados