Arquivo Jogos

Com este game, você pode ajudar a curar o câncer

Giovana Penatti
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Pesquisadores da Universidade de Cambridge publicaram hoje para Android e iOS um jogo chamado Play to Cure: Genes in Space, que pode ajudá-los a descobrir a cura do câncer, ou pelo menos chegar mais perto dela, através do seu esforço.

No jogo, você comanda uma nave que passeia pelo universo coletando Elemento Alpha, uma espécie de poeira espacial, que é a chave para a pesquisa que estão fazendo na universidade. Definir seu caminho pelo Elemento Alpha e coletá-lo é o que auxilia a analisar variações de genes. Os dados são enviados para a Universidade e reduzem o trabalho de um cientista de horas para apenas alguns minutos.

A tecnologia que permite que isso ocorra é chamada, em inglês, de “microarrays”. Ela é utilizada para analisar o DNA de milhares de tumores ao mesmo tempo e encontrar padrões que possam ser os causadores dos cânceres. Até dá para utilizar softwares que identifiquem pedaços semelhantes, mas o resultado ainda é muito inexato em comparação ao obtido pela observação humana.

Essa poeira é o Elemento Alpha, ou melhor, os genes

Essa poeira é o Elemento Alpha

O que o Play to Cure faz é auxiliar nesse processo. Precisamente, os dados obtidos pelo jogo irão ajudar a criar remédios personalizados, que ajudem a tratar cada tipo de câncer, baseado nos tipos de genes problemáticos que forem encontrados.

Bacana, né? O joguinho em si é legalzinho, mas nada de extraordinário ou de grandes desafios a serem superados – afinal, se você falhar muito, serão menos dados enviados a Cambridge. Em todo caso, a dificuldade depende mais do caminho escolhido para coletar o Elemento Alpha, ou seja, depende de cada jogador. Play to Cure está disponível gratuitamente no Google Play e na App Store.

Com informações: Gamespot

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque