Arquivo Jogos

Oniken, game brasileiro, é lançado no Steam

Gus Fune
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Um dos games indies brasileiros de maior destaque em 2012 chegou ao Steam essa semana. Oniken, um plataformer inspirado nos games 8-bits do final da década de 80, ganhou uma cara nova com gráficos reformulados, melhorias nas fases e um novo modo hardcore.

screenshot_2
Há pouco mais de 6 meses, Oniken recebeu a luz verde no Steam Greenlight e, com isso, poderiam publicar o jogo no Steam. Nesses meses bem corridos, o time da Joymasher aproveitou pra colocar em prática todas as atualizações que achavam necessárias pra deixar o melhor.

As duas diferenças mais marcantes são as mudanças nos visuais, que ficaram mais bonitos sem perder a inspiração 8-bits, e melhorias de level design pra deixar o jogo ainda mais interessante.

Thais Weiller, game designer, nos contou que a primeira fase foi totalmente refeita. Quem jogou a versão original e jogar a do Steam vai ver que a diferença é gritante. O game também ganhou algumas melhorias ligadas ao Steam, como os leaderboards de pontuação global e os achievements.

O novo modo hardcore promete um desafio grande pra quem se arriscar: com apenas uma vida, o jogador não pode recuperá-la entre fases: morreu, volta pro começo do jogo, com dano dobrado dos inimigos e mais um segredo que ainda não descobrimos.

screenshot_1

Oniken também ganhou tradução para outras línguas além do português e inglês. As traduções para francês, espanhol e tcheco foram feitas por fãs.

Um dos fatos curiosos da produção que a Thais nos contou foi que eles não estavam com pressa de lançar: “decidimos que iríamos lançar quando ficasse bom”, revela. Mas um dos colaboradores ficou eufórico, pois o trailer estava pronto desde outubro e faltava só colocar a data de lançamento.

Oniken está até domingo com 30% de desconto, custando R$ 11,19 no Steam. Roda em PC, Mac e Linux.

Gus Fune

Ex-redator

Gus Fune é formado em Comunicação Social e pós-graduado em desenvolvimento e design de Games. No Tecnoblog, cobriu eventos como Electronic Entertainment Expo (E3), Game Developer Conference (GDC) e South by Southwest (SXSW) e escreveu sobre esse universo. Atua, hoje, como diretor de tecnologia e assessor, mas já esteve em projetos de empresas como 3M e Motorola.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque