Arquivo Jogos

O que acontece quando milhares de pessoas jogam o mesmo save de Pokémon simultaneamente?

Isso está acontecendo agora no Twitch.

Giovana Penatti
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Você já deve conhecer o Twitch, serviço de streaming de jogos, certo? Desde a semana passada, está rolando uma jogatina (ou uma “tentativa de”?) de Pokémon Red/Blue. “Tentativa” porque ela é, digamos, colaborativa: todo mundo pode dar os comandos do personagem principal nos comentários.

Acha que está uma zona? Até que está. Mas nem tanto.

A magia ocorre por conta de um emulador criado por um australiano anônimo que consegue reconhecer os comandos em texto no jogo enquanto faz a transmissão. Neste momento, há mais de 70 mil pessoas assistindo ao jogo; participando ativamente dos controles, não dá para saber. Mas é muita gente.

Ainda assim, a “equipe” está surpreendentemente conseguindo sair do lugar: no momento desta postagem, o cenário é o QG da Equipe Rocket, que fica em Celadon. Quatro insígnias foram conquistadas em pouco mais de quatro dias de jogo, mas o progresso, claro, é bem travado por conta dos comandos variados, agravados pelo lag de cerca de 20 segundos do Twitch.

O vice-presidente de marketing da plataforma, Matthew DiPietro, afirma que o sucesso da transmissão mostra como os jogos são uma forma de entretenimento versátil que tem muita capacidade de ser reinventada: “ao unir jogo, transmissão ao vivo e interatividade, a pessoa que está transmitindo criou um híbrido de entretenimento feito para a comunidade do Twitch. É um conceito maravilhoso, que esperamos ver mais no futuro”.

Quer assistir? A gente trouxe o player para cá. Para participar, é preciso entrar na página do Twitch Plays Pokémon para comentar.

Com informações: Gamespot

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque