A Opera Software pode não ser tão lucrativa assim, mas ao menos a empresa não pode ser acusada de não procurar opções. Uma de suas mais recentes ideias atende pelo nome de Sponsored Web Pass: trata-se de um serviço que oferece acesso gratuito à internet em dispositivos móveis em troca de visualização de publicidade.

A ideia é uma variação do Opera Web Pass, serviço apresentado há cerca de um ano em que a operadora participante cobra pela combinação de tempo de navegação com tipo de conteúdo acessado. Uma companhia pode oferecer pacotes de 30 minutos para acesso somente ao Facebook ou a serviços de e-mail, por exemplo.

Com o Sponsored Web Pass, as operadoras têm a opção de disponibilizar acesso gratuito à internet aos usuários que concordarem visualizar anúncios publicitários assim que iniciarem uma sessão. A receita obtida é então dividida entre a Opera e a prestadora.

É claro que é possível estabelecer condições. Uma delas é obrigatória: o usuário deve utilizar um navegador da Opera. As outras ficam a cargo da operadora.

Opera Sponsored Web Pass

A empresa pode, como exemplo, explorar a ideia na forma de créditos, algo no estilo “veja este anúncio e ganhe uma hora para navegar gratuitamente pelo Twitter ou Facebook”. Quando o crédito expirar, o cliente terá a opção de visualizar outro banner ou comprar um pacote de navegação.

O Sponsored Web Pass está em testes nos Estados Unidos, portanto, é cedo para saber se a proposta vingará, mesmo porque é necessário a adesão não só de consumidores como também das operadoras.

Aconteça o que acontecer, não há como não associar a ideia aos primórdios da Opera Software. Até meados de 2005, em uma época em que o Internet Explorer reinava soberano (o Firefox estava apenas tomando forma e o Chrome sequer existia), o Opera Browser era a melhor opção para quem queria um navegador incrementado. Só que o programa exibia banners no topo. Para desativá-los, só comprando uma licença.

Opera 7, a última versão com banner (Fonte: Wikipedia)
Opera 7, a última versão com banner

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados