Começa a Mobile World Congress 2014: o que esperar e o que já foi mostrado

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas
mwc-2014-entrada

As portas da Fira Gran Via, em Barcelona, abriram nesta segunda-feira (24) para a inauguração oficial de mais uma edição da Mobile World Congress, a principal feira focada em smartphones, tablets, gadgets vestíveis e todos esses pequenos dispositivos com bateria e processador que nós gostamos. Os grandes anúncios devem acontecer ainda hoje, mas algumas empresas já se adiantaram para apresentar suas novidades.

O que já foi anunciado

Samsung

Samsung Gear 2 e Gear 2 Neo

No domingo (23), a Samsung apresentou o sucessor do Galaxy Gear, que não traz mais Android e por isso perdeu a marca Galaxy. Na verdade, são dois sucessores: O Gear 2 é uma versão atualizada, que promete corrigir alguns problemas da primeira geração, como a bateria com autonomia muito limitada, enquanto o Gear 2 Neo é um relógio mais simples, que é mais leve e não possui câmera integrada.

Os dois novos smartwatches da Samsung rodam Tizen. Tudo o que você precisa saber sobre eles está neste artigo.

Huawei

huawei-anuncios-mwc-2014

A Huawei também se adiantou e marcou uma coletiva de imprensa antes do início da feira. O MediaPad X1 é um tablet de 7 polegadas que promete alto desempenho ao mesmo tempo que se mantém mais leve e compacto que os concorrentes. Por sua vez, o TalkBand B1 é uma espécie de pulseira inteligente que serve para monitorar sua atividade física e funcionar como um complemento ao smartphone ou tablet, permitindo inclusive que você faça ligações.

Outros aparelhos mostrados pela Huawei são o Ascend G6, um smartphone intermediário que quer tornar o 4G um pouquinho mais acessível, e o MediaPad M1, tablet de 8 polegadas mais simples. Você pode ler mais sobre eles (e as primeiras impressões do MediaPad X1) aqui.

LG

lg-g-pro-2-divulgacao

A LG mostrou para a imprensa os aparelhos que havia anunciado há alguns dias. O LG G Pro 2tem tela maior ainda (5,9 polegadas!) e hardware atualizado em relação ao Optimus G Pro. A linha L, que engloba aparelhos de baixo e médio custo, chegou à terceira geração: tem L40 (o mais básico, com 512 MB de RAM), L70 (um intermediário com câmera de 8 MP) e L90 (com tela grande de 4,7 polegadas), todos rodando KitKat.

O que esperamos

Nokia

nokia-x

O aparelho mais comentado de todos os tempos do último mês é o tal Nokia com Android, chamado por alguns de Nokia X. Nada de Android com câmera tão boa quanto a do Lumia 1020: na verdade, ele seria um aparelho de baixo custo, na mesma faixa de preço dos atuais Nokia Asha, que rodaria um fork do Android com interface bastante modificada.

Embora alguns digam que não teremos novos Windows Phones, pode ser que a Nokia mostre uma versão internacional do Lumia Icon. Exclusivo da Verizon, ele é um topo de linha com hardware poderoso (o que inclui Snapdragon 800 e 2 GB de RAM), assim como o Lumia 1520, mas tem tela menor, de 5 polegadas, com resolução 1080p.

Sony

Enquanto a Nokia faz sua apresentação, a Sony terá um evento para anunciar o que nós esperamos ser o sucessor do Xperia Z1. Talvez chamado de Xperia Z2, os rumores apontam para um smartphone com tela ainda mais definida: 5,2 polegadas e 2560×1440 pixels, gerando uma definição de nada menos que 506 ppi. Rodando KitKat, o hardware seria bem parecido, com o Snapdragon 800 do antecessor, mas acompanhado de mais RAM, bateria com maior capacidade e melhorias no design, com bordas mais finas.

Samsung

A Samsung já apresentou o sucessor do Galaxy Gear, mas o gadget mais aguardado sem dúvidas é o sucessor do Galaxy S4. Como nas gerações anteriores, especificações e funcionalidades começaram a aparecer antes da hora, mas nós só descobriremos se elas são verdadeiras hoje à tarde, quando a Samsung fizer a apresentação oficial.

O Galaxy S5, segundo os rumores, terá números maiores ainda (tela de 5,24 polegadas com resolução de 2560×1440 pixels), chip Snapdragon 805 ou Exynos 6 dependendo do modelo, 3 GB de RAM, câmera de 16 megapixels e armazenamento interno começando em 32 GB, a exemplo do que já acontece na linha Galaxy Note. As funções ficariam por conta de um leitor de íris ou um leitor de impressões digitais no botão Home.

Neste texto, você confere tudo o que nós (achamos que) sabemos sobre o Galaxy S5.

Cobriremos a MWC 2014 diretamente de Barcelona para trazer notícias em primeira mão, entrevistas com executivos das principais empresas e as primeiras impressões dos produtos que serão lançados no evento.

Paulo Higa viajou para Barcelona a convite da Nokia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados