Surpresa do dia: Chrome Remote Desktop e Google Camera, dois novos apps do Google para Android

Um leva o desktop para a tela do smartphone; o outro é uma câmera com foco regulável

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 1 semana

O Google lançou hoje dois aplicativos que não devem mudar sua vida, mas talvez você gostaria de ter no seu smartphone ou tablet Android e nem soubesse disso. Um é o Chrome Remote Desktop (para acesso remoto no Android) e o outro é o Google Camera.

Chrome Remote Desktop deixa você controlar seu computador pelo iPhone

Como acessar o PC remotamente pelo celular (ou outro computador)

Untitled-remote desktop

Chrome Remote Desktop no Android

O primeiro permite fazer uma conexão entre o smartphone e o desktop e controla o segundo através do primeiro. Se o nome Chrome Remote Desktop lhe parece familiar, é porque ele é um add-on do Chrome e já permitia há um bom tempo que a tela do computador fosse replicada em outros computadores. Com a chegada do app para Android, o mesmo ocorre nos smartphones e tablets autorizados.

Não é a coisa mais confortável do mundo passar de uma tela de 17 polegadas para uma de 5 sem haver adaptações no design – é chatinho de ler e clicar, e há um pequeno lag em tudo – , mas pode servir em algumas situações, como apresentações de trabalho ou para assistir a um filme que esteja no notebook conectado à TV por HDMI sem ter que levantar, ou até assistir direto do smartphone (este último uso foi testado e aprovado para este post).

Tomb Raider no smartphone, um oferecimento Chrome Remote Desktop (só não dá para jogar direto do smartphone... :/)
Tomb Raider no smartphone, um oferecimento Chrome Remote Desktop (só não dá para jogar direto do smartphone… :/)

Google Camera

Já o outro app, que na loja brasileira está como Câmera do Google, é bem auto-explicativo: uma câmera criada pela empresa que faz basicamente tudo que a câmera do seu smartphone já faz, mas vem com uns recursos a mais que podem interessar. O principal deles deve ser o Efeito Foco, que permite arrumar o foco depois da foto feita e decidir o quanto do segundo plano ficará desfocado.

cameera googl

Outras ferramentas da Câmera do Google são Panorâmica e Photo Sphere, além da foto e do vídeo tradicionais. Os dois apps estão disponíveis, por enquanto, somente para Android. Há uma versão do Remote Desktop para iOS (iPhone) prometida para este ano.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados