O Yahoo liberou hoje (17) a versão 3.0 do aplicativo oficial do Flickr para Android e iOS. A atualização chega com várias novidades interessantes, mas a mais chamativa é, certamente, a sua semelhança ainda maior com o Instagram, tanto em termos de interface tanto de funcionalidades.

Para começar, os filtros estão lá, tal como já acontecia com as versões anteriores da ferramenta: há 14 deles, além das opções para ajustar brilho, contraste, tons de cores, recorte de fotos, entre outros. A principal diferença em relação ao Instagram é que os filtros aparecem em uma espécie de semicírculo na lateral. Pode parecer estranho na primeira olhada, mas este modo se mostra bastante prático.

Flickr 3.0 para Android

Ainda no que diz respeito aos filtros, o Flickr 3.0 para iOS conta com um recurso inexistente na versão para Android: o usuário pode testar cada uma das 14 opções antes de tirar a foto e assim saber previamente qual efeito será mais apropriado para a cena.

Há também semelhanças com o Instagram na visualização de fotos postadas por contatos. As imagens aparecem de maneira sequencial, ocupando apenas uma coluna e exibindo botões para “favoritar”, comentar ou compartilhar logo abaixo. Em relação às imagens do próprio usuário, a visualização padrão exibe três colunas.

Entre as demais novidades, está a possibilidade de publicar vídeos de até 30 segundos no Flickr em resolução HD. O interessante é que dá para aplicar os mesmos filtros de fotos nos vídeos e fazer edições rápidas, como remover um trecho indesejado.

Também merecem menção as “tags automáticas” que deixam o buscador do serviço mais inteligente e rápido (o Flickr pode identificar um pôr-do-sol na imagem, por exemplo, e etiquetá-la sozinho como tal), uma nova funcionalidade de sincronização automática  e informações de Exif dispostas de uma maneira bem mais interessante:

Flickr 3.0

Para quem estiver interessado, o Flickr 3.0 já está disponível no Google Play e deve aparecer na App Store nas próximas horas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados