Facebook lança Newswire, página agregadora de notícias na rede social

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 2 semanas

O Facebook anunciou hoje uma nova empreitada para manter mais gente no site e servir como a fonte de notícias relevantes que ele quer ser: é o Newswire, uma página criada em parceria com o Storyful, que trará notícias de todas as editorias com credibilidade jornalística para a rede social.

Isso porque as notícias serão selecionadas no Facebook e conferidas pela equipe de jornalistas do Storyful, que já fazem isso na agência de notícias: o Storyful encontra seu material em redes sociais de acordo com a quantidade de compartilhamentos e comprova sua veracidade com o trabalho dos jornalistas de cada um dos seus três escritórios, espalhados em três continentes.

Na parceria para criar o Newswire, o Storyful irá encontrar as notícias que estão repercutindo no FB com seu algoritmo (sejam elas vindas de organizações de mídia ou indivíduos) e usar suas equipes para verificar se as histórias são verdadeiras. Então, elas serão publicadas na página do Newswire.

Serão cobertas notícias de todo o mundo dentro das editorias de esporte, entretenimento, tecnologia e política, mas todas as descrições serão em inglês. Não há uma meta de histórias a serem publicadas todo o dia; o foco é na qualidade do conteúdo, segundo Aine Kerr, editora do Storyful.

Apesar de ser voltado para jornalistas, esperando servir como uma espécie de feed, o Newswire poderá ser “assinado” por qualquer pessoa: basta dar um like na página. Mas, em vez da experiência personalizada que o FB faz o favor de deixar no seu News Feed, selecionando para você as publicações que mais poderão lhe interessar, o mesmo não ocorrerá com as do Newswire. Então, você pode receber tanto a notícia de um terremoto no Canadá como a nova polêmica do Justin Bieber.

Se o FB te distrai muito e você prefere pescar notícias no Twitter, também tem Newswire lá: @FBNewswire.

Com informações: Mashable

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados