Não há dúvidas de que, entre os apps móveis que a Adobe anunciou nesta quarta-feira (18) durante o lançamento da Creative Cloud 2014, o Photoshop Mix é o principal destaque: trata-se de uma versão gratuita do editor de fotos mais popular do mundo desenvolvida especialmente para a linha iPad (com iOS 7 ou superior).

Photoshop Mix
Photoshop Mix

É evidente que o Photoshop Mix não é tão completo quanto às suas versões para Windows e OS X: como o usuário só conta com a tela para dar comandos ao tablet, o programa foi desenhado com foco em ações rápidas, isto é, que podem ser executadas com poucos toques, como recorte de imagens, ajustes de tonalidades, aplicação de efeitos e combinações de fotos.

Apesar da relativa facilidade de uso, é possível fazer edições bastante interessantes com o Photoshop Mix. No vídeo a seguir, uma das demonstrações feitas mostra o usuário selecionando um barco em uma foto, movendo a seleção para outra imagem e aplicando os ajustes finais, tudo com apenas poucos toques na tela.

O aplicativo é capaz de acessar tanto as fotos tiradas com a câmera do tablet quanto as imagens existentes na biblioteca do usuário na Creative Cloud. O programa pode ainda abrir arquivos de Photoshop com camadas, útil para os retoques finais antes da entrega de um projeto, por exemplo.

Além do Photoshop Mix, a Adobe lançou os apps Line (para desenhos baseados em linhas e formas geométricas) e Sketch (para desenhos e pinturas), ambos também para iPad e compatíveis com outra surpresa da empresa: o Ink & Slide, um kit contendo uma stylus de alta precisão e uma régua digital que está à venda por US$ 199,99 nos Estados Unidos.

Os aplicativos móveis lançados hoje não são pagos e isso vale para o Photoshop Mix. No entanto, todos os softwares requerem pelo menos uma Adobe ID ou uma conta na Creative Cloud.

E versões para Android, será que teremos? A Adobe não descarta esta possibilidade, mas afirma que o seu desenvolvimento dependerá da demanda. Em outras palavras: não há nada previsto para os usuários da plataforma do Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados