Google deixará de exibir fotos de autores nas buscas

Decisão colabora com os rumores de que a empresa está perdendo interesse pelo Google+.

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

Enquanto estávamos de olhos bem atentos às novidades do primeiro dia do I/O 2014, um analista do Google discretamente soltou um comunicado que, a princípio, parece pouco importante, mas que reforça os recentes indícios de que a empresa está dando menos prioridade a aspectos sociais: as páginas de resultado do buscador não exibirão mais fotos de autores em determinados links.

Chamado de Google Authorship, o recurso existe desde 2012 e faz parte de uma tentativa de “humanizar” os resultados das buscas: a foto do autor é acompanhada de seu respectivo link no Google+; na visão da empresa, estas informações ajudariam a tornar os resultados mais confiáveis ao deixar claro quem está por trás do conteúdo da página.

Havia também a ideia de que a foto do autor ajudaria a destacar seu respectivo link nos resultados, mas, de acordo com John Mueller, o analista que deu a notícia, o Google constatou que a média de cliques nas páginas com Authorship pouco ou em nada aumentou – na verdade, testes teriam indicado que a remoção das fotos melhorou estes índices.

Fotos como essas aí deverão sumir dos resultados do Google
Fotos como essas aí deverão sumir dos resultados do Google

Agora, a companhia alega que a eliminação das tais fotos diz respeito ao seu esforço para deixar os resultados com visual mais limpo, especialmente nas buscas móveis. A mudança começa a valer a partir de hoje, embora deva demorar alguns dias para afetar todas as pesquisas.

Apesar desta decisão, o Google Authorship continuará existindo, só que de maneira mais discreta: saem a foto do autor e o número que informa a sua quantidade de círculos no Google+, mas o nome da pessoa permanecerá aparecendo nos resultados com um link para o seu perfil na rede social.

É uma decisão que causa certo espanto, mas não tanto pelo Google Authorship em si: apesar de o Google ter promovido fortemente a ideia, o recurso não é obrigatório e exige que o autor interessado realize alguns procedimentos para ativá-lo. Na prática, a sua modificação não afeta a qualidade das buscas e é isso o que importa.

A surpresa vem mais da relação do Authorship com o Google+. Ainda que o Google nunca tenha reconhecido, desde o início houve a impressão de que a ideia é uma maneira indireta de promover a rede social, seja pela adesão de pessoas com potencial de influência na web, seja pela interação oriunda do clique nas fotos – se você admira o trabalho do autor, talvez se sinta motivado a adicioná-lo aos seus círculos.

Assim, a decisão corrobora com os rumores de que o Google não trata mais o Google+ com prioridade que tomaram forma depois que Vic Gundotra, principal mente por trás do serviço, saiu da companhia.

Outro forte indício veio do Google I/O: na apresentação de ontem, as atenções ficaram voltadas quase que exclusivamente no universo do Android; praticamente não houve menção ao Google+.

Mas também não convém encarar a decisão como o prenúncio do fim da rede social. Se o fosse, seria uma grande ironia John Mueller noticiar as mudanças justamente pelo serviço.

Com informações: Search Engine Land

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados