Quando o Quickoffice caiu nas mãos do Google, em junho de 2012, houve quem apostasse que a suíte seria a arma da empresa contra com o Microsoft Office, assim como houve quem acreditasse em sua descontinuação. Infelizmente, este último grupo estava certo: o Quickoffice será removido do Google Play e da App Store nas próximas semanas. Até que durou bastante.

A decisão veio a público na semana passada, mas foi ofuscada pelos anúncios do Google I/O 2014. O próprio evento, no entanto, deu indícios fortes da aposentadoria da suíte: uma das apresentações revelou que as ferramentas do Google Drive serão capazes de editar documentos do Microsoft Office, a principal bandeira do Quickoffice.

O pacote existe pelo menos desde 2002 e sempre manteve foco em dispositivos móveis, tanto que chegou a ser um dos softwares mais populares da finada plataforma Symbian. Mesmo com a versão completa sendo paga, a sua adoção no iOS e no Android também nunca esteve em baixa, o que explica o interesse do Google.

Quickoffice em um tablet Android
Quickoffice viverá para sempre em nossos corações, certo?

É verdade que, com possível exceção para a sua interface, o Quickoffice não recebeu atualizações funcionais muito expressivas desde a sua aquisição, mas em setembro de 2013 atraiu novamente as atenções ao passar a ser oferecido gratuitamente pelo Google.

É este ponto que nos faz questionar o que levou a companhia a decidir descontinuá-lo. Sem um esclarecimento oficial, nunca saberemos, mas não é novidade para ninguém que o Google costuma fazer aquisições para incrementar seus serviços. É o caso aqui, provavelmente: as ferramentas de escritório do Google Drive sempre foram prioridade, razão pela qual a empresa pode ter concluído que não vale a pena manter o mesmo tipo de tecnologia em produtos similares.

O Quickoffice será removido das lojas oficiais em breve (o Google não deu uma data exata) e não receberá mais atualizações, mas quem o utiliza não precisa correr para encontrar uma alternativa: nada impedirá o pacote de continuar funcionando nas instalações já existentes.

Com informações: ZDNet

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados