Google compra Songza para deixar Play Music mais esperto nas recomendações de músicas

Tecnologia do serviço deve ser implementada também no YouTube

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

Apple tornando-se dona da Beats e Spotify marcando presença em cada vez mais países são apenas alguns fatos que mostram o quão aquecido está o mercado de música digital. Quem não se mexe fica para trás, o recado é claro. Esta percepção talvez explique a mais recente aquisição do Google: o serviço de recomendação musical Songza.

A empresa é pouco conhecida fora dos Estados Unidos e do Canadá, uma vez que o seu foco de atuação são estes dois países, mas a sua tecnologia tende a ser um diferencial e tanto em um segmento tão concorrido: a Songza cria playlists personalizadas tendo como base vários parâmetros, como histórico de reprodução, condições climáticas, localização geográfica do usuário e seu estado de ânimo.

O serviço pode ainda sugerir músicas para quando a pessoa estiver praticando esportes, cozinhando, dirigindo, despertando e assim por diante.

Songza para Android

Pode parecer uma tarefa simples, mas não é: cada serviço de streaming possui milhões de faixas em seu acervo e, com tanta oferta, não raramente o usuário tem dificuldades para encontrar músicas condizentes com o seu contexto atual.

Não é por menos que o Google não se deu ao trabalho de esconder as suas intenções com a aquisição: levar as funcionalidades do Songza para o Play Music dentro dos próximos meses e, eventualmente, até mesmo para outros de seus serviços, como o YouTube.

Para quem é usuário do Songza, nada muda: os apps do serviço – para Android e iOS – continuam funcionando normalmente, pelo menos até que a tecnologia da empresa seja transferida totalmente para a nova casa.

O valor do negócio não foi revelado, mas alguns especialistas estimam que a Songza deve ter custado por volta de US$ 15 milhões. Para os padrões do Google, quase de graça, especialmente se a tecnologia do serviço conseguir tornar o Play Music mais interessante ao tirar do usuário a tarefa de encontrar as melhores músicas para o seu momento.

Com informações: TechCrunch

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados