Este é o conceito de para-brisa com realidade aumentada da Jaguar Land Rover

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

Projetos de realidade aumentada são interessantes quando, além de curiosos, se mostram realmente úteis. É o caso deste conceito apresentado recentemente pela Jaguar Land Rover: um para-brisa que exibe informações virtuais de vários tipos ao motorista e que, em uma etapa posterior, será capaz de reconhecer gestos.

Conceito de realidade aumentada da Jaguar

A iniciativa não é nova, uma vez que ideias semelhantes já foram propostas por várias outras montadoras. No entanto, o Jaguar Virtual Windscreen, codinome que a companhia deu ao sistema, chama a atenção por propor alguns recursos típicos de jogos de corrida.

A vantagem de sistemas como este é que o condutor pode realizar tarefas inerentes à condução ou receber informações sem desviar os olhos do trânsito. O Virtual Windscreen pode exibir no para-brisa alertas para frenagem, informações de rotas estabelecidas pelo GPS, dados do painel de instrumentos (velocidade, giro do motor, nível de combustível, etc.), condição de determinados componentes do carro (como os pneus), entre outros.

O mais interessante, no entanto, é que o sistema promete também simular faixas ou cones para ajudar o motorista a fazer curvas de maneira mais segura, guiar o automóvel em condições de baixa visibilidade ou ter uma noção mais precisa da posição de um veículo próximo.

Quanto à parte que remete aos videogames, a ideia, aparentemente, é mostrar que o sistema pode ser utilizado também em corridas. Sabe quando você está jogando um game do gênero e vê uma plaquinha informando quem é o adversário à frente (ou, no meu caso, quem são todos os adversários)? O Virtual Windscreen também é capaz de oferecer este tipo de informação.

Até mesmo o “modo fantasma” está presente no conceito, permitindo que, em um circuito, o piloto veja a projeção do seu veículo referente à volta anterior e tente então obter um tempo melhor.

A Jaguar promete mais: a companhia afirma estar estudando formas de substituir os espelhos retrovisores fazendo com que imagens de câmeras sejam projetadas no para-brisa e de permitir ao condutor dar comandos ao carro (como ligar o limpador) tocando diretamente no vidro ou fazendo gestos.

Em relação a este último aspecto, a Jaguar explica que está trabalhando em sensores similares aos que são utilizados pela indústria de telefonia móvel. A principal diferença é que, enquanto smartphones e afins conseguem identificar gestos com proximidade a partir de 5 milímetros, os seus veículos o farão com distâncias de 15 centímetros ou mais.

Tudo muito futurista, tudo longe de ser “palpável”? Sim, tanto que a Jaguar nem se atreveu a dar um prazo para a tecnologia ser demonstrada na prática. Mas é sempre bom ter uma ideia dos recursos que os carros terão daqui a alguns anos, ainda que apenas os modelos mais sofisticados.

Com informações: SlashGear

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados