nokia_lumia_930_range1

Anunciado em abril desde ano, o Windows Phone 8.1 finalmente começou a ser liberado em escala global para aparelhos da Nokia: trata-se da atualização Lumia Cyan, que além desta versão da plataforma, traz algumas novidades exclusivas para os modelos mais recentes da marca.

Até então, somente usuários de aparelhos como Lumia 630 e Lumia 930 tinham acesso aos recursos do Windows Phone 8.1, uma vez que esta versão acompanha os referidos smartphones de fábrica. Para quem usa modelos que rodam o Windows Phone 8, não restava outra coisa a não ser esperar pela novidade (ou utilizar alguma “gambiarra” para obtê-la).

A atualização vale a pena, uma vez que o Windows Phone 8.1 traz recursos que melhoram sensivelmente a experiência de uso, como:

  • Coluna adicional de Tiles: agora é possível dividir a tela de início em três colunas e usar Tiles (aqueles blocos) com mais opções de tamanho;
  • Central de Notificações: arraste a barra do topo da tela para baixo para obter mais detalhes de notificações e acessar rapidamente os recursos mais importantes (simplesmente essencial!);
  • Cortana: a assistente de voz da Microsoft é outro grande atrativo, mas só funciona na versão em inglês da plataforma (a previsão é a de que a Cortana comece a “falar” português somente em 2015);
  • Teclado WordFlow: permite ao usuário escrever no teclado virtual arrastando o dedo entre as letras, no melhor estilo Swype ou SwiftKey.

Outras novidades incluem: Tiles com fundo transparente para permitir o uso de uma imagem como plano de fundo na tela inicial; tela de bloqueio mais personalizável; o app Wi-Fi Sense, que permite ao usuário compartilhar dados de acesso de uma rede Wi-Fi com contatos do Facebook ou Outlook.com; o monitor de consumo de energia Battery Sense e o pacote de ferramentas do Microsoft Office.

No que diz respeito aos recursos exclusivos da linha Lumia, a atualização Cyan traz uma nova galeria de fotos, melhorias no excelente aplicativo Nokia Camera, possibilidade de armazenar apps em cartões microSD, a mais nova versão da ferramenta de edição de imagens Nokia Creative Studio, entre outros.

Três colunas e tela de bloqueio mais personalizável
Três colunas de Tiles e tela de bloqueio mais personalizável

A atualização está sendo liberada de maneira gradativa, contemplando primeiro aparelhos desbloqueados e, posteriormente, unidades associadas a operadoras, de acordo com a Nokia. A disponibilização do update também varia conforme o modelo do dispositivo e o país – nesta página, é possível conferir o status de liberação na América Latina (a tabela referente ao Brasil mostra que somente o Lumia 925 está com o update disponível desde já).

Para descobrir se o seu aparelho já pode ser atualizado, basta ir em “Configurações / Atualização do telefone” ou simplesmente aguardar o sistema exibir a notificação correspondente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados