Suposta experiência do Google mostra Hangouts com nova interface e “chat heads”

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
UltraViolet

Florian Kiersch é um estudante alemão que descobriu alguns projetos “secretos” do Google meses atrás, como o Stars. Nesta semana, o jovem revelou o que pode ser mais um deles: um redesenho quase completo do Hangouts que a empresa estaria chamando internamente de UltraViolet.

Há pouquíssimos detalhes sobre o projeto, mas as imagens capturadas do UltraViolet mostram um Hangouts com interface ligeiramente modificada na lista de contatos, ainda que a janela de bate-papo pouco tenha mudado.

A novidade mais notável, no entanto, são as “cabeças flutuantes” das pessoas com as quais o usuário está conversando. Sim, trata-se de um recurso bastante parecido com as “chat heads” do Facebook Messenger.

A funcionalidade permite à pessoa alternar rapidamente entre as conversas em andamento e responder mensagens a partir de uma pequena janela que se abre sobre o aplicativo que estiver em execução. A ideia é que o usuário não tenha que interromper totalmente o que está fazendo para acessar o chat.

De acordo com Kiersch, esta experiência depende de uma extensão do Chrome para funcionar e, como é típico de projetos em desenvolvimento, ainda apresenta vários bugs.

UltraViolet - chat heads

Como o Google não soltou uma palavra sequer sobre o assunto, não está claro se a interface UltraViolet vai mesmo ser implementada, tampouco se ela também será destinada aos aplicativos móveis do Hangouts.

Mas as chances de a ideia ser levada adiante são grandes. O Facebook está determinado a dominar o segmento de mensagens instantâneas (mesmo que tenha que fazê-lo à força) e o Google precisa reagir de uma forma ou outra. Neste sentido, além da interface renovada, dá até para esperar por novas funcionalidades.

Com informações: Android Police

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados