Experimento do Twitter irrita usuários ao mostrar favoritos como retweets

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Tweets favoritos mostrados como retweets
Exemplos de tweets favoritos mostrados como retweets

Os desenvolvedores do Twitter vivem testando funcionalidades no serviço. Via de regra, estes experimentos não causam aborrecimentos. O que aparenta ser o mais recente deles, no entanto, tem sido exceção: muitos usuários notaram que mensagens “favoritadas” por seus contatos estão aparecendo na timeline de maneira similar aos retweets.

Ninguém sabe ao certo quando estes supostos testes começaram. O que se percebe é que o número de usuários que se queixam das “mensagens-surpresa” vem crescendo nos últimos dias.

As reclamações partem principalmente dos utilizadores mais assíduos do Twitter. Para eles, não é interessante saber quais tweets seus contatos estão marcando como favoritos. Além disso, pode acontecer de algumas dessas mensagens virem de usuários com os quais a pessoa não quer ter nenhum tipo de contato.

Há outra razão: embora os tweets favoritos possam ser visualizados na página de perfil de cada usuário, muita gente não aprecia a ideia de seus seguidores conhecerem quase que instantaneamente as mensagens marcadas como tal.

Os usuários utilizam favoritos no Twitter principalmente para marcar tweets de teor impactante (engraçados, relevadores ou críticos, por exemplo) e para guardar informações a serem conferidas mais tarde (links, imagens, vídeos, entre outros).

Sob este ponto de vista, mostrar automaticamente aos seguidores de uma pessoa qual tweet ela acabou de “favoritar” é uma função impertinente. Se o usuário quiser, de fato, que seus contatos vejam determinada mensagem, simplesmente irá utilizar a opção de retweet.

O que levou o Twitter a fazer este tipo de teste é um mistério, dado o silêncio da empresa sobre o assunto até o momento. A principal hipótese é a de que a companhia esteja mostrando tweets favoritos como retweets para estimular a interação entre os usuários, sejam eles conhecidos entre si ou não. Se o objetivo é este, pelo jeito, a ideia não vem dando muito certo.

Aparentemente, os testes estão acontecendo para um grupo limitado – mas crescente – de pessoas que utilizam os apps móveis oficiais do Twitter. Além de favoritos, alguns usuários têm reclamado de estarem sendo notificados em sua timeline de pessoas que seus contatos acabaram de começar a seguir.

Com informações: The Next Web

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados