Arquivo Gadgets

Enquanto aquele cabo USB reversível não chega, a Apple patenteou outro USB que encaixa dos dois lados

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A essa altura, você já deve estar sabendo do novo conector USB tipo C, que encaixa dos dois lados e dará um fim nas frustrações de nunca conseguirmos conectar um cabo USB na primeira tentativa. Ele deverá se popularizar apenas no ano que vem, mas a Apple patenteou outro tipo de conector USB que também é reversível — e pode chegar alguns meses antes.

apple-usb

A novidade está detalhada nesta página do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos. A Apple entrou com um pedido de registro do conector USB reversível em janeiro e conseguiu obter a patente há quase um mês, no dia 24 de julho. O documento descreve um conector USB tipo A, ou seja, do mesmo tamanho que você usa hoje, mas com contatos metálicos dos dois lados — a peça com os contatos se movimenta para que você possa encaixar o conector.

É estranho que a Apple tenha conseguido patentear o conector porque, ao ver o desenho, imediatamente me veio aquela sensação de “nossa, já vi isso antes!”. E, aparentemente, não era apenas sensação. Dê uma olhada no Google ou em alguma loja online para encontrar cabos parecidos. E veja este vídeo de setembro de 2013, por exemplo:

Deixando a polêmica de lado (as empresas que se resolvam), é provável que o conector USB reversível da Apple chegue ainda este ano. De acordo com Sonny Dickson, que no passado já vazou carcaças verdadeiras de iPhones e iPads antes do lançamento, a Apple está fazendo cabos Lightning reversíveis, como mostra a imagem:

usb-apple

Se a Apple colocar o novo conector USB reversível na caixa dos novos iPhones, pode ser que tenhamos mais informações no dia 9 de setembro, data mais provável para o evento de lançamento. O novo conector USB padronizado recentemente, embora já esteja pronto para ser produzido, só deve aparecer nos seus gadgets a partir de 2015.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque